segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dio by Sasquepola


Black Sabbath [2007] The Dio Years

"R.I.P Dio

Dado o falecimento de Ronnie James Dio, passo para você e peço que seja postado o link de um CD que saiu 3 anos atrás e que seria somente uma coletânea chinfrim (para muitos na verdade o é). Trata-se do "The Dio Years", do Black Sabbath, que resgata algumas das melhores músicas da época do Dio a frente do Sabbath mais 3 músicas inéditas. Mas talvez você pense "ok, tudo bem, mas o Sabbath teve o Ozzy e o trabalho solo do Dio e seu trabalho no Rainbow tem mais preciosidades...".

A questão é que quando eu era pré-adolescente, eu vivia aquela vida (horrível) de Engenheiros do Hawaii, Legião, Nenhum de Nós, etc... e sempre não me interessando por outros estilos músicais, por sugestão de alguns colegas fui me aventurar no mundo do Metal e o primeiro disco que comprei - e comprei por promoção na loja, não conhecia nenhuma música e do Black Sabbath só conhecia o nome - o "Heaven And Hell".

Quando ouvi aquele primeiro riff de Neon Knights eu senti como se, não sei, uma marreta de ouro toda cravejada de diamantes, manipulada pelo Deus-Metal, esmagasse o Humberto Gessinger e o tal do Russo para fora de minha cabeça.

Cara! O que era aquilo? De Onde vinha aquilo? Onde eu estava durante toda minha vida? Porque meus pais e amigos (e principalmente meu irmão) tinham um gosto musical tão desgraçado?

Eu não tinha essas respostas prontas. Eu tive de construí-las. E tal como eu amadureci, meu gosto musical amadureceu. Não sou mais tão fã de Heavy Metal e Metal Melódico como já fui, veio e ficou o blues, os Stones, o Clapton, o Blues Boy King, o SRV, (vai longe...) mas nada nem ninguém pode apagar a sensação que eu sinto cada vez que Neon Knights é executada. Que Ozzy e Gillian nada! Para mim (e provavelmente só para mim) o Sabbath foi, é e sempre vai ser o Dio.

Certo, foi melodramático mas foi verdadeiro.

Tudo o que gostaria resume-se a encontrar uma pobre mente juvenil, uma dessas de hoje da qual escorre merda na forma de NXZero, ou Hanna-É-O-Cacete-Montana, ou Sertanojo Universiotário (obviamente não o sertanejo de raiz, que tem seus méritos), ou Funk (o Brasileiro, não o verdadeiro funk!!!) dos ouvidos e dar-lhe a possibilidade de que o seu primeiro contato com o mundo musical superior fosse através de Dio do Sabbath, e que essa mente juvenil se apaixonasse e buscasse sempre algo mais na música.

E tudo se resumiria a escutar Neon Knights como se fosse pela primeira vez. Again and again, again and again and agaaaaain...

E a primeira a gente nunca esquece." [Sasquepola]


Personnel:
Ronnie James Dio - Vocals
Tony Iommi - Guitar
Geoff Nicholls - Keyboards
Geezer Butler - Bass
Billy Ward - Drums
Vinny Appice - Drums

Tracks:
01 - Neon Knights 03:52
02 - Lady Evil 04:24
03 - Heaven And Hell 06:59
04 - Die Young 04:45
05 - Lonely Is The Word 05:51
06 - The Mob Rules 03:16
07 - Turn Up The Night 03:42
08 - Voodoo 04:34
09 - Falling Off The Edge Of The World 05:05
10 - After All (The Dead) 05:42
11 - TV Crimes 04:02
12 - I 05:13
13 - Children Of The Sea [Live] 06:14
14 - The Devil Cried 06:01
15 - Shadow Of The Wind 05:40
16 - Ear In The Wall 04:05


[MU] [156Mb @320kbps]

Ouça: Neon Knights

9 comentários:

Murdock disse...

Menosprezar a fase de Dio no Sabbath é uma heresia, limitar sua obra a uma simples comparação com Ozzy outra pior ainda. O cara era foda mesmo!!

E demorou pra sair alguma coisa dele aqui essa semana, heim??

Sasquepola disse...

Eu sei, eu sei... É que o mundo é cheio de "viúvas de Ozzy Ousborne" só porque o Dio não gastava a dentadura em morcegos. No demais eu sempre achei ele muito melhor que os outros (mas eu sou suspeito para falar, basta ler o post...).

Só para usar um ditado "mais velho do que andar prá frante" "antes tarde do que nunca" (OK, foram dois ditados).

Abraço Murdock.

Sasquepola disse...

Escrever "Ousborne" foi feio.

Aponcho disse...

Sasquepola, tu relato me llevó a mi propio descubrimiento del Rock, aunque muda la banda (Rolling) la sensación es la misma.
Saludos!

Ricardo Sarcinelli disse...

Dio é Pai. E vice-versa.
Demorou demais mesmo para sair algo do Dio por aqui. Neste finde eu dei uma procurada e nada. Até que enfim, pois para um site deste quilate é uma falha imensa não homenagear uma das maiores vozes e uma das pessoas mais íntegras e queridas do meio roquenrou.
Long Live Rock N' Roll. Dio Is Immortal!

Sasquepola disse...

Poucas pessoas encarnaram o Metal como o Dio, e com ele todos os metaleiros do mundo estão em dívida. Não houve voz no mundo do Heavy, ou do Hard, ou qualquer que fosse o estilo, desde que use uma guitarra distorcia, um baixo bem marcado e uma bateria invocada que não tenha se entristecido na última semana.

O fato dele ter morrido porém pode ser louvado também. Morreu vivendo uma vida plena, realizando-se musicalmente e no âmbito familiar. Até o fim trabalhando enquanto pode (e até quando já não podia mais, mesmo assim) no Metal. Pelo Metal. Seu ambiente mais natural. Nós o saudamos!

Se demoramos para postar algo do Dio e porque nada que postássemos faria jus a sua pessoa, a sua presença. Ele é muito maior que qualquer música ou disco, texto ou pensamento.

O Dio Morreu?

Azar o nosso.


Abraços Ricardo Sarcinelli.


Atenciosamente
Sasquepola

Sasquepola disse...

Aponcho! Quase que me esqueço de te responder... Perdoe-me não somente pela demora, mas ainda mais que minhas palavras não serão muitas.

A gerações mudam mas as fábulas sempre serão as mesmas.

Abraço


Sasquepola

Saturno disse...

Realmente, vocalista de Heavy Metal tem que falar grosso! E isso o Dio fazia mto bem. A fase dele no Sabbath foi impressionante pela qualidade da produção.

Eu tb concordo com vc na parte da marretada na mente qdo ouvi Heaven e Hell e que falta isso faz aos fãs de NX-Zero. Hehehe

Sasquepola disse...

Aos fãs de NX-Zero falta realmente uma marretada musical ou, se esta não expandir seus horizontes musicais, uma marretada de verdade talvez o faça he he he. Brincadeiras a parte, Dio era realmente incrível.

Valeu Saturno.

Abraços.