domingo, 3 de outubro de 2010

BOTECO DO SERES - FUZZY DUCK


FUZZY DUCK (1971) Fuzzy Duck
[Hard-Prog Rock]

Line-up:
Paul Francis - drums, percussion
Mick (Doc) Hawksworth - bass, vocals, acoustic 12-string, electric cello
Roy (Daze) Sharland - organ, electric piano
Grahame White - guitar, vocals, acoustic guitar

Track list:
01. Time Will Be Your Doctor
02. Mrs. Prout
03. Just Look Around You
04. Afternoon Out
05. More Than I Am
06. Country Boy
07. In Our Time
08. Word From Big D, A
09. Double Time Woman
10. Big Brass Band (Bonus Track)
11. One More Hour (Bonus Track)
12. No Name Face (Bonus Track)


[MU] [50MB]

Esta é uma das muitas bandas hard-progressivas baseadas em órgão que surgiram no início dos anos setenta. Infelizmente, muito pouco se sabe sobre a história do FUZZY Duck. Os músicos foram Paulo Francis (bateria, percussão), Mick (Doc) Hawksworth (baixo, vocais, guitarra acústica de 12 cordas, violoncelo elétrico), Roy (Daze) Sharland (órgão, piano elétrico) e Grahame White (vocal, guitarra, guitarra acústica ). O álbum homônimo de 1971 foi lançado em CD, tanto pela alemã Repertoire Records e no Reino Unido pela Aftermath Records. Tem características e semelhanças óbvias, principalmente do Vanilla Fudge e também do Atomic Rooster.

A música do FUZZY DUCK é simples, mas que me toca muito: vocal agradável, um apertada sessão rítmica, trabalho de guitarra forte e, o elemento mais delicioso, repleto de órgão Hammond. Isto lembra-me de Ken Hensley no início do Uriah Heep e Manfred Wieczorke da banda alemã de heavy progressivo JANE. O guitarrista também é um bom ponto, com solos inflamados e riffs cativantes. A canção final "A word from bid D" inclui o chamado "ducking vocals" do tecladista Roy (Daze) Sharland, muito engraçado de se ouvir. A música do FUZZY DUCK tem ecos do Atomic Rooster, SPENCER DAVIES GROUP, Vanilla Fudge e Quatermass. Se você gosta do órgão Hammond, não perca este CD! Por outro lado, a versão em CD da Aftermath contém 11 faixas, incluindo a inédita "No Name Face". (Erik Neuteboom, Holanda,Fan e colaborador oficial do Prog Archives)

Minha opinião: Um disco muuuuuuuuito bom, com ótimos músicos, vocal perfeito e encaixado no conjunto, solos arrasadores, tanto de guitarras quanto do Hammond, músicas vibrantes, lembrando sim senhor Atomic Hooster, Vanilla Fudge e Uriah Heep nos melhores tempos. É mais uma daquelas pérolas inglesas que permaneceram "em bruto" e caíram no esquecimento, sem o devido e merecido sucesso. Pra curtir e aproveitar pois só tem este, infelizmente...
Esta postagem é de uma Edição Limitada lançada pela gravadora alemã Repertoire Records em 2005 com tres faixas bônus. Este é ALTAMENTE RECOMENDADO!

5 comentários:

Juca Pirama disse...

Acho que um dos maiores selos de qualidade de bandas de progressivo é serem obscuras e terem lançado só um disco, é incrível a quantidade de banda absurdamente boa no progressivo que está nessa categoria.

José Renato disse...

Fala Juca:
É verdade! Muitas bandas (de Hard-Prog principalmente) acabaram no esquecimento talvez pelo excesso de ótimos talentos da época. As gravadoras podiam escolher aquelas que mais traziam grana e abandonavam as outras, tão boas quanto, mas com menor sucesso. Creio que este é o caso...
Grande Abraço

Edson d'Aquino disse...

ZéNato, a Fuzzy Duck é velha conhecida mas qq divulgação deste seu filho único de mãe solteira é muito bem-vinda.
[]ões

Edson d'Aquino disse...

ZéNato, a Fuzzy Duck é velha conhecida mas qq divulgação deste seu filho único de mãe solteira é muito bem-vinda.
[]ões

José Renato disse...

Fala Edosn:
Eu só vim ter contato com esta maravilha de disco recentemente, porisso, para mim foi uma grata surpresa, mas, para os mais versados no assunto Rock certamente eles não devem ter passado desapercebidos. De qualquer forma fica o registro!
Grande Abraço