quinta-feira, 1 de julho de 2010

Colosseum (1971) Live


O LP original é de 1971, casualmente o ano de dissolução da banda, mas o disco aqui postado é um relançamento em CD, de 1998, com uma faixa bônus. O show apresenta longas canções e, obviamente, extensos solos instrumentais, como era de praxe, na época, com grupos de jazz/rock progressivo, como o Colosseum.















Colosseum (1971) Live


Músicas:
1. Rope Ladder To The Moon ( Brown, Bruce) 9:43
2. Walking In The Park ( Bond ) 8:21
3. Skelington (Clempson, Hiseman) 14:52
4. Tanglewood '63 (Gibbs) 10:12
5. Stormy Monday Blues [Encore] (Walker) 7:29

6. Lost Angeles (Greenslade, Heckstall-Smith) 15:43
7. I Can't Live Without You [bonus track] (Litherland) 7:28
Músicos:
Mark Clarke: Bass, Vocals
Dave Clempson: Guitar, Vocals
Chris Farlowe: Vocals
Dave Greenslade: Organ, Keyboards, Vibraphone, Vibe Master
Dick Heckstall-Smith: Saxophone, Sax (Soprano), Sax (Tenor)
Jon Hiseman: Drums




A curta biografia da banda, que segue, vertida livremente do inglês, é de autoria de Steven McDonald e foi extraída do site allmusic.
Embora a Colosseum tenha durado apenas um pouco mais de três anos apenas, produzindo cinco discos, a banda causou uma ótima impressão no cenário florescente do rock progressivo, primeiro com o energético – com influências do jazz e do blues – “Those Who Are About To Die Salute You”, com suas inusitadas progressões de acordes e variadas estruturas sonoras, e, em seguida, com o épico “Valentyne Suite”. A faixa-título de “Valentyne Suite”, uma composição de 17 minutos, levou o tecladista Dave Greenslade à liderança da banda e à ribalta da música progressiva, uma posição que ele incrementou com o passar dos anos. O baterista Jon Hiseman, por outro lado, moveu-se gradualmente para a área do jazz fusion. A Colosseum começou a sofrer mudanças de pessoal a partir do seu terceiro álbum, “Grass Is Greener”, com todo mundo debandando, após a saída de Greenslade, em 1971, Em 1975, Hiseman formou a Colosseum II, mas desta vez o som era inegavelmente jazz fusion.

Nenhum comentário: