segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tucky Buzzard




Tucky Buzzard: Time Will Be Your Doctor - Rare Recordings 1971-1972 (2006)

O Tucky Buzzard foi uma band surgida das cinzas do "The End", um grupo que tem um disco muito interessante ("Introspection"), produzido por Bill Wyman e que contou com as participações especiais de Charlie Watts e Nicky Hopkins. Em breve, esse album será postado aqui.

Mas voltando ao Buzzard...era uma banda pouco conhecida não só no Brasil como também "lá fora", ao menos até o advento da internet, apesar de ter contado quase sempre com o apoio da produção do Wyman. Apresentada neste post, a coletânea "Time Wil Be Your Doctor" abrange os três primeiros discos da banda - Tucky Buzzard(71), Warm Slash(71) e Coming On Again(72). São, ou eram, todos considerados discos raros, há muito fora de catálogo, somente disponibilizados em poucos países, como o Japão.

Todos são muito bons discos de hard rock, tipicamente "início anos 70" (minha fase favorita desse estilo), e a banda é bastante competente quer como instrumentistas, quer como compositores e vocalistas.

Dos três discos, considero (opinião pessoal, claro) o "Coming On Again" o melhor. E além de tudo, ele tem uma história interessante por trás, que considero que o Bill não conheça, nem os membros da banda sabem :)

Quem procurar na internet ou mesmo no site do Bill Wyman, lerá que esse album foi gravado na Espanha, sem a produção do Bill, e que somente foi lançado naquele país, até que fosse disponibilizado (claro...) na coletânea 'Time Will Be Your Doctor'.

Bem, isso está parcialmente errado. Esse disco foi lançado no Brasil TAMBÉM.

Eu tenho uma cópia do LP.

Lá pelos idos de 73/74, cavucando nos balcões de saldo da vida, encontrei esse disco. A capa era igual à da coletânea que aqui é disponibilizada (lógico que com título diferente e sem os relógios). A contra-capa foi o que me chamou a atenção: uma foto em preto e branco dos músicos caminhando por uma trilha montanhosa, toda escrita em espanhol (inclusive com tradução dos títulos originais das músicas, padrão na época, mesmo por aqui), mencionando a participação nos arranjos do Waldo de Los Rios e sua orquestra(!!!), gravado em Madrid...não animou, apesar da pinta de roqueiros dos músicos. O selo do LP era azul-escuro e (se não me falha a memória, pois não estou com o disco em mãos) a gravadora era a Hyspavox. Porém, na contra-capa aparecia o selo da gravadora brasileira Continental, tendo sido o mesmo prensado na fábrica da citada gravadora. Portanto, era um disco made in Brazil.
Em resumo, não levei o disco. Algum tempo depois, contando o caso para um amigo, ele me informou que havia escutado o album na casa de alguém e que era muito bom.
Passa o tempo, e um dia voltando à tal loja - o disco me esperou, estava lá e dessa vez não bobeei.
Pode ser que o LP tenha sido fabricado no Brasil sob encomenda da gravadora espanhola, para ser vendido lá; mas o fato é que pelo menos DOIS discos (risos) foram postos à venda em nosso país (o meu e o do amigo do meu amigo), o que foge à toda probabilidade.
Claro que outras pessoas devem lembrar-se de ter visto esse versão em LP nacional do 'Coming On Again', ou mesmo podem possuí-la, apesar da raridade, e desde já fica o convite para os devidos depoimentos.
Faz já alguns anos, entrei no site do Wyman e cheguei a passar um e-mail para lá informando esse fato, mas parece que fui ignorado; até hoje aparece a mesma informação, de que o disco a princípio fora lançado somente na Espanha e etc. Bem, dane-se a equipe do site do Wyman, danem-se os copiadores de informações da internet, e fica o fato aqui, talvez com exclusividade (quanto tempo para começar a ser copiado?), para os amigos do SdN.

Com o tempo, em caso de interesse, poderemos postar os demais albuns dessa boa e relativamente desconhecida banda, Tucky Buzzard.

Band members (**):
Jimmy Henderson (vocals)
David Brown (bass)
Terry Taylor (guitar)
Nick Graham (keyboards)
Paul Francis (drums)
Chris Johnson (drums)
Paul Kendrick (vocals, guitar)

(**)
No album "Warm Slash" temos a participação especial de Mick Taylor, Bobby Keyes e Jim Price.
No album "Tucky Buzzard" temos a participação de Leon Russell (piano e composição) em 'Piesces Apple Lady'.

Produção: Bill Wyman, exceto no LP "Coming On Again", que teve Rafael Trabuccelli como responsável.

Track List(*):

CD1:
1. Time Will Be Your Doctor
2. Stainless Steel Lady
3. Sally Shotgun
4. Gu Gu Gu
5. My Friend
6. Pisces Apple Lady
7. She's Meat
8. Ace the Face
9. Whiskey Eyes
10. Rolling Cloud
11. Mistreating Woman
12. (She's A) Striker
13. Fill You In
14. Need Your Love
15. Which Way, When for Why

CD2:
1. Burnin'
2. Heartbreaker
3. Sky Balloon
4. Ain't Too Soon
5. Suite: Coming On Again (Part I)/For Maryse/Over The Hill/Coming On Again (Part 2)/Believe Me/Here I Am
6. You're All Alone
7. You Never Will
8. Free Ticket
9. Lady Fair

(*) As faixas de 1 a 10 do CD1 são do album "Tucky Buzzard"(71); as faixas 11 a 15 do CD1 e 1 a 4 do CD2 são do "Warm Slash (71); as faixas de 5 a 9 do CD2 são do Coming On Again(72).

CD1:

[RS] [114MB @256kbps CBR]


CD2:

[RS] [99MB @256kbps CBR]

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Luz disse...

Olá,

estava pesquisando sobre o Tucky Buzzard para escrever em meu blog e me deparei com seu texto! Muito bom! Informação preciosa.
Colocarei um link na minha postagem.
Esperamos que um dia o Bill Wyman fique sabendo. Acho que ele vai curtir, já que ele adora arqueologia :)

20/08/2011 16:36:00