sábado, 26 de setembro de 2009

Boteco dos Seres: USA Union

John Mayall: USA Union (1970)

Um muito bom disco do John Mayall, representativo da sua fase "no drums", e com um time de craques.
Nele tem uma faixa ('Took The Car') que foi a primeira coisa que escutei de Mayall, e da forma mais inusitada. Em 1972 foi lançada no Brasil uma revista de nome 'POP', imagino que tentando ser um arremedo da 'POP' alemã, que tinha lá seu lado teenager mas que trazia matérias com muitos caras bons de rock e melhor ainda, vinha com vários posters e mini-posters caprichados, normalmente de artistas e performances - Bangladesh, Jethro Tull, Uriah Heep, Stones, a lista é enorme.
A 'POP' nacional trazia em seu primeiro exemplar um flexi-disc(do tamanho de um compacto simples) que fazia propaganda de uma série mid price da gravadora Phonogram, chamada "Pop History" (alguém lembra?). E o disquinho vinha com excertos de músicas de três dos artistas homenageados na série: Cream ('I Feel Free'), Hendrix ('Who Knows') e o John Mayall (a citada 'Took The Car'). Bacana...exceto que (coisas de Brasil...) nos respectivos discos da Pop History nenhuma dessas três músicas apareciam(?). Aliás, a seleção que fizeram para os albums da coleção era totalmente sem pé nem cabeça e nada representativa da obra dos artistas. Quanto ao disquinho, tenho o mesmo até hoje.
Mas voltando ao Mayall, este "USA Union" faz parte da fase que inclui os albuns "Turning Point", "Empty Rooms" e "Memories", todos gravados sem baterista. Isso permite que esses albuns tenham um som interessante e bem peculiar. Excelente o resultado!

O guitarrista Harvey Mandel (um dia postaremos mais discos desse grande músico) e o baixista Larry Taylor eram do Canned Heat e o violinista Don 'Sugarcane" Harris colaboraria com John em outros albums, como por exemplo o "Ten Years Are Gone".

Band members:
John Mayall - keyboards, rhythm/slide guitar, harmonica, vocals
Harvey Mandel - lead guitars
Larry Taylor - Electric Bass
Don 'Sugarcane' Harris - electric violin

Todas as músicas, arranjos e produção por John Mayall.

Track List:
1."Nature's Disappearing" - 5:58
2."You Must Be Crazy" - 3:58
3."Night Flyer" - 5:36
4."Off the Road" - 2:51
5."Possessive Emotions" - 5:22
6."Where Did My Legs Go" - 3:48
7."Took the Car" - 4:11
8."Crying" - 6:30
9."My Pretty Girl" - 4:24
10."Deep Blue Sea" - 5:06




[RS] [80MB @320kbps CBR]

Nenhum comentário: