segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Nicky Hopkins



Nicky Hopkins: The Tin Man Was A Dreamer (1972)

Falar sobre Nicky Hopkins é chover no molhado. O homem que tocou com os Beatles (enquanto banda e em muitas das obras solo mais marcantes de seus componentes, exceto o Paul), Stones, Kinks, Who, Jeff Beck Group (a primeira formação), Donovan e The Move, dentre muitos outros não necessita de apresentação.
Tive a felicidade e a enorme surpresa de ver o Nicky ao vivo uma vez. Quando Joe Cocker esteve no Rio de Janeiro em 16 de agosto de 1977 - data que não esqueci, pois ao chegar em casa tive a notícia da morte do Elvis - lá estava, no canto esquerdo do palco do Maracanãzinho, a figura. Bobby Keyes (outra grande surpresa) também fazia parte da banda. E Nicky tocou, como de hábito, muito. Joe cantou The Moon Is A Harsh Mistress (de Jimmy Webb, disco I Can Stand A Little Rain de 74), que tem acompanhamento somente de piano. O cara matou a pau. Estádio praticamente vazio de gente, porém para preencher o espaço, muita fumaça.
Dos tantos que já ouvi, considero o Nicky, ainda que não mais conosco, o maior pianista de rock do planeta. Sem nenhum favor.
Este Tin Man é o segundo disco(LP) solo dele. O primeiro, gravado em 1966 e chamado "The Revolutionary Piano of Nicky Hopkins" é uma mistura de faixas instrumentais, que vão de trilhas sonoras de filmes, passando por standards até Beatles e Stones.
Uma das coisas que diferencia Tin Man é que Nicky canta na maioria das faixas. Não sendo um vocalista, dá o recado de forma simpática.
O outro diferencial é o line up, contendo gente como George Harrison, Mick Taylor, Klaus Voormann, Bobby Keyes e Jim Price, dentre outros.
A capa do disco também é fantástica (observem as teclas do piano). Mais um triste exemplo de como a arte de CD infelizmente matou a do LP.

Band members:
Keyboards & Vocals: Nicky Hopkins
Bass guitar: Klaus Voormann
Drums: Prairie Prince
Guitars: George Harrison (faixas 2, 3, 5 e 7), Mick Taylor (faixa 4)
Percussion: Ray Cooper
Sax: Bobby Keyes
Trumpet: Jim Price
Vocals: Jerry Williams

Produzido por Nicky Hopkins e David Briggs
Gravado nos Estudios da Apple, Londres, 1972.

Track List:
1.- Sundown in Mexico (Nicky Hopkins)
2.- Waiting for the Band (Nicky Hopkins)
3.- Edward (Nicky Hopkins)
4.- Dolly (Nicky Hopkins - Jerry Williams)
5.- Speed On (Nicky Hopkins - Jerry Williams)
6.- The Dreamer (Nicky Hopkins)
7.- Banana Anna (Nicky Hopkins - Jerry Williams)
8.- Lawyer's Lament (Nicky Hopkins - Jerry Williams)
9.- Shout It Out (Nicky Hopkins - Jerry Williams)
10.- Pig's Boogie (Nicky Hopkins).




[RS] [52MB @192kbps CBR]

Nenhum comentário: