domingo, 27 de setembro de 2009

Paul Butterfield by Dugabowski


The Paul Butterfield Blues Band (1997) An Anthology: The Elecktra Years

Para os aficionados do blues, principalmente os mais velhos, Paul Butterfield (e as bandas às quais o seu nome está associado, como a Blues Band), dispensa apresentação. Entretanto, como o blog não visa apenas apenas aos entusiastas do blues, muito menos somente aos idosos entusiastas do blues, acredito que uma curta mas essencial biografia do músico não será demais; poderá ser útil tanto aos bluseiros menos entusiasmados quanto aos bluseiros mais jovens, o que já é reconfortante. Ei-la, portanto, extraída do livro “The Rolling Stone Encyclopedia of Rock & Roll”, editado por Holly George-Warren e Patrícia Romanowski (Fireside, New York, 2001, p. 135), em tradução livre (sempre) do inglês.

Paul Butterfield, um cantor branco e tocador de gaita-de-boca, que aprendeu sua arte com bluseiros negros, ajudou a impulsionar o ressurgimento do blues norte-americano dos anos 60. O adolescente Butterfield se aventurou em clubes do sul de Chicago, trabalhando eventualmente em jams ao vivo com Howlin' Wolf, Buddy Guy, Otis Rush, Little Walter, Magic Sam e outras lendas do blues. Butterfield tocou com Elvin Bishop, seu colega da Universidade de Chicago, em bandas de bar chamadas Salt And Pepper Shakers e South Side Olympic Blues Team. Em 1963 ele formou a Paul Butterfield Blues Band, com dois ex-integrantes da banda de Howlin' Wolf, Jerome Arnold e Sam Lay, acrescentando mais tarde Bishop, Mark Naftalin e o guitarrista solo Mike Bloomfield. O grupo construiu um forte apoio local, e seu álbum de estréia foi lançado em 1965. No Newport Folk Festival daquele ano, depois de apresentar-se, a banda de Butterfield serviu de apoio a Bob Dylan na sua primeira e controversa performance eletrificada. O disco “East-West” mostrou prolongadas jams, além de revelar influências do jazz e da música indiana. Em seguida, Bloomfield deixou a banda para formar a Electric Flag; Bishop assumiu a guitarra solo.

Em 1967, Butterfield começou a primeira de muitas experiências, adicionando uma seção de metais à banda (incluindo David Sanborn no saxofone alto) e alterando sua orientação musical, do blues para R&B. Ele tocou no álbum de Muddy Waters de 1969, “Fathers And Sons”, e, em 1972, dissolveu a Blues Band, mudando-se para Woodstock, New York. Lá ele formou a Butterfield's Better Days com Amos Garrett, Geoff Muldaur e Ronnie Barron.

Butterfield fez uma aparição no concerto da The Band, “Last Waltz”, em 1976, e no final dos anos 70 ele excursionou com a Levon Helm's RCO All Stars e com o ex-baixista da The Band na Danko-Butterfield Band. No começo de 1980, durante a gravação de “Nort-South” em Memphis, Butterfield teve um intestino perfurado e peritonite, enfermidades que o obrigaram a se submeter a três graves cirurgias ao longo dos anos posteriores. O próximo e último disco de Butterfield, “The Legendary Paul Butterfield Rides Again”, saiu em 1986, um ano antes de o músico de 44 anos, um alcoólatra, ser encontrado morto em seu apartamento.



Jerome Arnold: Bass (todas as faixas)
Sam Lay: Drums (faixas 1 a 14)
Billy Davenport: Drums (faixas 15 a 19), Percussion (faixas 15 a 19)
Elvin Bishop: Guitar (todas as faixas)
Mike Bloomfield: Organ (faixas 1 a 3, 4, 6 e 7), Piano (faixas 2 a 4, 6 e 7), Guitar (faixas 2 a 19), Slide Guitar (faixas 8 a 14)
Paul Butterfield: Lead Vocal (todas as faixas), Harmonica (todas as faixas)
Mark Naftalin: Organ (faixas 8 a 19), Piano (faixas 8 a 19)


1. Born In Chicago
2. Lovin' Cup
3. One More Mile
4. Off The Wall
5. Come On In
6. Nut Popper #1
7. Ain't No Need To Go No Further/It's Too Late Brother
8. Born In Chicago
9. Shake Your Money Maker
10. Blues With A Feeling
11. Thank You Mr. Poobah
12. Our Love Is Driftin'
13. Mystery Train
14. Last Night
15. Walkin' Blues
16. I Got A Mind To Give Up Living
17. Work Song
18. All These Blues
19. East West

CD 1
[MU] [167MB @320kbps]



Bugsy Maugh: Bass (faixas 1 a 7), Lead Vocals (faixa 4), Backing Vocals (faixas 6, 7)
Rod Hicks: Bass (faixas 8 a 14), Backing Vocals (faixa 13)
Phillip Wilson: Drums (faixas 1, 2, 4 a 10), Congas (faixas 3 a 7), Lead Vocals (faixa 6), Vocal (faixa 8), Percussion (faixas 8 a 10), Backing Vocals (faixa 6, 7)
Elvin Bishop: Guitar (faixas 1 a 7)
Mark Naftalin: Keyboards (faixas 1 a 7)
Paul Butterfield: Lead Vocals (faixas 1 a 3, 5, 7, 9, 13), Harmonica (faixas 1 a 7, 9, 11, 12, 14), Flute (faixa 8), Piano (faixa 14), Vocal (faixas 11, 12), Backing Vocals (faixa 13)
David Sanborn: Alto Saxophone (faixas 1 a 3, 5, 6, 8 a 14), Baritone Saxophone (faixa 4), Soprano Saxophone (faixa 7)
Gene Dinwiddie: Tenor Saxophone (todas as faixas), Flute (faixas 3 a 7), Vocal (faixa 8), Backing Vocals (faixa 6, 7, 13)
Keith Johnson: Trumpet (faixas 1 a 10)
Al Kooper: Organ (faixa 5)
John Court: Backing Vocals (faixa 6, 7)
Ted Harris: Piano (faixas 8 a 10), Keyboards (faixas 11, 12)
Buzz Feiten: French Horn (faixa 8), Guitar (faixas 9, 10)
Trevor Lawrence: Baritone Saxophone (faixas 8 a 12)
Steve Madaio: Trumpet (faixas 8 a 14)
Ralph Walsh: Guitar (faixas 11 a 13), Backing Vocals (faixa 13)
Clydie King: Backing Vocals (faixa 13)
Merry Clayton: Backing Vocals (faixa 13)
Oma Drake: Backing Vocals (faixa 13)
Venetta Fields: Backing Vocals (faixa 13)
Big Black: Congas (faixas 13, 14)
Bobby Hall: Congas (faixas 13, 14), Bongos (faixas 13, 14)
Dennis Whitted: Drums (faixas 13, 14)


1. One More Heartache
2. Double Trouble
3. Last Hope's Gone
4. Mornin' Blues
5. Just To Be With You
6. Get Yourself Together
7. In My Own Dream
8. Love March
9. Walkin' By Myself
10. Love Disease
11. Everything's Gonna Be Alright
12. Driftin' & Driftin'
13. Blind Leading The Blind
14. Song For Lee

CD 2
[MU] [175MB @320kbps]


Covers

Nenhum comentário: