domingo, 22 de agosto de 2010

The Red Devils: dois discos


Dois discos (ambos ao vivo), um grande e um pequeno, de uma boa banda de blues, de curtíssima duração, com a harmônica solando em todas as faixas. Para quem gosta de uma gaita-de-beiços no blues, como eu, os discos caem como sopa no mel... A história da banda não termina muito bem, como se pode ver na biografia ali embaixo.
Como acompanhamento, um vídeo da banda tocando, em 1993, no PinkPop Festival, que ocorre anualmente na Holanda.
Mas vou avisando: quem ficar parado (sem nem ao menor bater o pé [os que ouvirem deitados estão desculpados]) ao escutar “Blackwater Roll” (a primeira do EP da banda), ou é ruim da cabeça, ou é da turma do Muricy... sai da frente!




The Red Devils (1992) King King

Músicas:
1. Automatic (Love) 3:26

2. Goin’ To The Church (Butler) 4:07
3. She’s Dangerous (Dixon) 5:02
4. I Wish You Would (Arnold) 3:01
5. Cross My Heart (Miller) 4:28
6. Tail Dragger (Dixon) 5:24
7. Devil Woman (Size) 6:57
8. No Fightin’ (Butler) 5:56
9. Mr. Highway Man (Howlin’ Wolf) 3:35
10. I’m Ready (Dixon) 3:46
11. Quarter To Twelve (Little Walter) 7:03
12. Better Cut That Out (Williamson) 4:59
Músicos:
Dave Lee Bartel: Guitar (Rhythm)
Johnny Ray Bartel: Bass (Electric)
Bill Bateman: Drums
Lester Butler: Harmonica, Harp, Vocals
Paul “The Kid” Size: Guitar
Gene Taylor: Piano










The Red Devils (1994) Blackwater Roll (EP)

Músicas:
1. Blackwater Roll (Red Devils) 4:17

2. Mr Highway Man (Burnett) 3:35
3. The Backstreet Crawler (Moore, Butler) 3:38
4. The Hook (Herrera, Butler) 4:57
Músicos (prováveis):
Dave Lee Bartel: Guitar (Rhythm)
Johnny Ray Bartel: Bass (Electric)
Bill Bateman: Drums
Lester Butler: Harmonica, Harp, Vocals
Paul “The Kid” Size: Guitar
Gene Taylor: Piano








A biografia da banda, que segue, em tradução livre do inglês, foi extraída da Wikipedia.
A Red Devils foi uma banda de Los Angeles que tocava blues rock. O grupo permaneceu ativo durante o final dos anos 80 e início dos 90.
Os membros da banda incluíam o baterista Bill Bateman (também da Blasters), o guitarrista Dave Lee Bartel, o baixista Johnny Ray Bartel (também da Knitters), o guitarrista Paul “The Kid” Size e o vocalista e gaitista Lester Butler.
Os visionários músicos da banda foram muitas vezes acusados de blasfêmia, por misturarem estilos musicais. Foi o que aconteceu com Lester Butler. A Red Devils fundia os gêneros americana, blues e rock alternativo. (Aqui cabe um parêntesis: o “biógrafo” da Wikipedia simplesmente pegou trechos da biografia do vocalista da banda, Lester Butler, estampada no allmusic, onde Cub Koda, dublê de guitarrista e resenhista, afirma a visionariedade de Butler, e colocou tal visionariedade como característica da Red Devils, quando, na realidade, o som do grupo é blues de raiz do início ao fim; não tem nada de mistura, de visionário; é... como bem diz o Celso Loos, a Wikipedia aceita qualquer coisa.) Butler também fazia backing vocals para luminares do blues, como Billy Boy Arnold, Ernest King e Finis Tasby.
A Red Devils chamou a atenção do produtor Rick Rubin (produtor de: Red Hot Chili Peppers, Mick Jagger e Tom Petty) enquanto estava tocando no seu habitat, a King King (nota minha: segundo apurei na rede, é uma casa noturna de Los Angeles). Com Rubin, a banda lançou só um disco longo, “King King”, que foi chamado assim em homenagem ao lugar onde o grupo se apresentava regularmente. Seu som caiu no gosto de Mick Jagger, que a levou para o estúdio (sem Butler), mas as faixas não foram utilizadas, até que uma delas apareceu em uma coletânea de Jagger (lançada em 2008).
Como muitas bandas, a Red Devils envolveu-se com drogas, e Butler deixou o grupo devido a esse problema. Ele apareceu no EP “Blackwater Roll”, de 1994, mas sua promessa como artista acabou não se concretizando por causa do seu vício. Butler morreu por complicações decorrentes de drogas, aos 38 anos (nota minha: mais um que vai com muita sede ao pote... se a sede fosse menor, aposto como estaria vivo até hoje).



16 comentários:

Ed disse...

já conhecia a banda... uma pena que só ficaram nisso mesmo, sem nenhum álbum de studio. Só não concordo com o descaso com a turma do Muricy... pq eles vão quebrar mais um hoje no maraca. hehe
Saudações tricolores!

Unknown disse...

Ed, não é descaso não. Acho o Muricy um técnico bastante competente. Só quis fazer uma troça com a fama dele de mal-humorado, o que é um fato inegável. Saudações bi-libertadores (um dias vocês chegam lá...). Um abraço.

Celso Loos disse...

No meu fornecedor tem para (quase) pronta entrega "Bullet Sound Studios" e "The Bounderline London". Só não sei se trata-se dos mesmos devils.

*/*

Bi-Libertadores... Pois é Duga até o CELSO Roth tem o que o CURINTIA não tem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Celso, pesquisando no Google, descobri que os discos a que tu te referes são bootlegs da banda. Se estiverem com boa qualidade de áudio e tu te dispuseres a disponibilizá-los, agradeço antecipadamente.
Quanto ao teu xará, sempre foi um cara batalhador, mas faltava-lhe um título no currículo, que agora não falta mais. Justiça, na minha opinião. Tem muito treinador aí posando de bonzão e não chega aos pés do Celsão... (duga também é poeta, e com rima; sorry, periferia).
Um abraço, Celso.

Unknown disse...

Bem, como o Feelgood colocou o mapa da mina aqui, sinto-me desobrigado de postar os discos; não faria sentido: seria uma mera cópia de links já postados; então, quem desejar baixá-los é só clicar no endereço apontado pelo Feelgood. Um abraço.

Celso Loos disse...

Feelgood,

Qdo indago se são os mesmos, refiro-me à banda (que poderia ser homônima). Se fosse pra eu tirar essa dúvida em relação ao tracklist, bastaria eu dar uma olhadinha na contracapa do CD.

Na boa Duga, interrompi o upload de um rip que acabei de fazer.

Esse lance de postar link nos comments fica parecendo aquela função sem CBO que existe nos puteiros. Aquele que esta em prontidão para sempre auxiliar o coito interrompido!

Abração

Unknown disse...

Falou tudo, Celso. Um abraço.

Unknown disse...

Vou acrescentar duas coisas: primeira: eu realmente baixei os discos aqui postados, mas não foi do blog apontado pelo Feelgood; segunda, embora no verso do CD "Blackwater Roll" (foto estampada na postagem referida pelo Feelgood) conste que a música-título do EP foi gravada em estúdio, isso não é verdade; basta escutar a música pra constatar o equívoco da informação. Então são realmente dois discos ao vivo. Feitos os devidos esclarecimentos, despeço-me atenciosamente. Segue a assinatura...

Feelgood disse...

13 Featuring Lester Butler - Boogie Town Festival, Louvain-la-neuve, Belgium, May 1th 1998
13 Featuring Lester Butler - Maloe Melo, Amsterdam, Sept. 1997 DVD
13 Featuring Lester Butler - Moulin Blues, Ospel, The Netherlands, May 1th 1998
13 Featuring Lester Butler - VPRO Studio, Amstel, Amsterdam Sept. 1997
Mick Jagger and The Red Devils - Mean Old World
Mick Jagger and The Red Devils - Nature Of My Game
Mick Jagger and The Red Devils - The Famous Blues Session
The Red Devils - 2 meter Sessies, Den berg, The Netherlands, May 3th 1993
The Red Devils - Allright
The Red Devils - Blackwater Roll [2 track]
The Red Devils - Blackwater Roll [4 track]
The Red Devils - Diversen
The Red Devils - Live at VPRO Radio 3 1993
The Red Devils - Moulin Blues, Ospel, THe Netherlands May 1th 1993
The Red Devils - Pinkpop Festival, Landgraaf, The Netherlands, May 31, 1993 DVD
The Red Devils - The Borderline, London, England, April 5th 1993

Feelgood disse...

More info about The Red Devils - gigs - t shirts - lyrics - video etc.ect.

http://nofightin.com/

Unknown disse...

Bem, diante da longa lista apresentada pelo Feelgood, só me resta alterar o título da postagem. Valeu, Feelgood.

Anônimo disse...

Já conhecia a banda pelo Borderline London e já ouvi o 13 feat Lester Butler,acho esses discos geniais,valeu por mais esses 2 discos e parebéns pelo blog!

Unknown disse...

Obrigado, anônimo, em nome da equipe de colaboradores, pelo comentário. Volte sempre. Um abraço.

Cristiano.Moreira disse...

"As vezes eu pensava que o copo de label era gaita!" Eta final de semana bacana ao som de blues!

Valeu pela postagem, não conhecia e adorei..

Unknown disse...

Cristiano, não tem aqueles caras que imitam tocador de guitarra (tem até concurso disso). Então, tu podes ser o precursor do copo-gaita, imitando a harmônica com o copo, mas o requisito básico pra isso é 10 doses de label na mufa. Estou certo? Obrigado pelo comentário, sempre bem-vindo, desculpa a brincadeira e um grande abraço.

Dirty Harry disse...

Ae Duga,

Puta discaços!!! Nem sei se o link ainda funciona mas eu baixei faz um tempo e tava perdido no meu hd... Mas por sorte achei! hehe.
Como na sua descrição dos albuns... Impossível não se pegar no mínimo batendo com os pés no chão!!! hehe.
Obrigado pelos albuns...

Keep On Rockin' In The Free World