quarta-feira, 11 de agosto de 2010

MAGGIE BELL - UMA DIVA DO BLUES E ROCK


Maggie Bell (2004) The River Sessions
[Blues Rock]

Line-up:
Maggie Bell - Vocals
Ronnie Caryl - Guitars, Vocals
Paul Francis - Bass
Chris Parren - Keyboards
Jeff Seopardie - Drums, Vocals
Pat Crumley - Saxophone


Track list:
01. Introduction/Blue Suede Shoes (Perkins)
02. Try A Little Tenderness (Campbell, Connelly, Woods)
03. As The Years Go Passing By (Malone)
04. Only Woman Bleed (Kooper, Wagner)
05. Ain´t No Love In The Heart Of The City (Price, Walsh)
06. Good Man Monologue (Womack)
07. Trade Winds (McDonalds, Salter)
08. No Mean City (Moran)
09. Every Little Bit Hurts (Cobb)
10. That´s The Way I Feel (Sanders, Seskin)


[MU] [67MB]

A cantora escocesa de rock e soul Maggie Bell iniciou sua carreira na metade dos anos 60 como crooner em várias dance bands, mas ficou bastante conhecida como a vocalista do "Stone the Crows", onde gravou seu primeiro álbum em 1970, tendo se destacado também em carreira solo posterior com muitos sucessos nas paradas de sucesso americanas e inglesas.
William Ruhlmann, (All Music Guide) diz: "A carreira da grande dama escocesa do blues tem sido uma longa e muito distinta unanimidade. Seu trabalho com o lendário Stone The Crows, um impressionante catálogo de volta ao solo e com o obscuro mas igualmente impressionante "Midnight Flyer" estabeleceram-na como uma das melhores e mais importantes e influentes vocalistas de blues / rock dos últimos 40 anos.
Este álbum foi gravado no "quintal" da casa de Maggie, no Pavillion, Glasgow, Escócia, em 1.11.93. O álbum é composto principalmente de covers de blues e soul clássicos e músicas do rock 'n' roll, como "Try A" Little Tenderness, "Blue Suede Shoes", "Ain't No Love In The Heart Of The City", e "Only Woman Bleed". Esta mulher injeta uma paixão em seu canto, e é um prazer ouvir essas músicas clássicas cantadas pela escocêsa." (tradução livre do inglês)

Não há muito mais a dizer sobre esta cantora que é uma das "divas" do blues e do rock a não ser: Enjoy it!

5 comentários:

Juca Pirama disse...

Ela é a Janis Joplin sem gritaria (a comparação e inevitável pelo timbre de voz da duas) e bebâda em vez de lisérgica.

José Renato disse...

Fala Juca:
Concordo. A comparação é inevitável e gosto mais da Maggie Bell justamente por ela não gritar tanto. Janis "viajava" mais nas músicas, se entregava mais, e porisso ás vezes "passava do ponto", ainda que com muita classe. Agora, você não ouviu uma cantora brasileira chamada Claudia Cooper (que citei no Post anterior) que também tem um timbre semelhante ao de Janis (cantou tres músicas dela no show citado), canta tão bem quanto Maggie Bell e, ao que me consta pelo que notei pessoalmente não é bêbada, nem lisérgica, e melhor, é muito mais bonita - e põe bonita nisso - e é brasileiríssima.

Juca Pirama disse...

Essa Claudia Cooper me deixou curioso... vou ver se acho alguma coisa dela na internet. Mas ultimamente cantora que gostei mesmo do timbre de voz é de uma americana chamada Robin Stine, descobri ela no magnatunes e faz um jazz bem tranquilinho, ma o vocal dela já não é no estilo da Maggie ou da Janis.

Pra falar a verdade, mulheres no vocal me agradam muito mais que homens.

José Renato disse...

Eu também gosto de cantoras cantando Rock, mas prefiro-as cantando Blues, Jazz e Soul. Nestes elas são inimitáveis!
Ah, não esquecendo da Joss Stone...
Vou procurar ouvir algo da Robin Stine.
Grande Abraço

Franz Znarf disse...

Ouvi a magnifica Maggie Bell pela primeira vez ainda menina nos anos 70 e adorei. Acho o máximo saber que ainda continua cantando! Hold on, Wishing Well, Suicide Sal e Caddo Queen são minhas canções favoritas. Sem falar After Midnight que nunca encontrei para baixar na WEB. Caso encontrem me avisem. Tudo de Blues prôces.