domingo, 18 de outubro de 2009

BOTECO DO SERES - Pilot



Pilot (1976) Morin Heights
[British Rock]

Line-up:
David Paton - Bass, Lead Vocal
Stewart Tosh - Drums, Vocals
Ian Bairnson - Guitar, Vocals
Peter Oxandale - Keyboards

Track list:
01.Hold On
02.Canada
03.First After Me
04.Steps
05.The Mover
06.Penny In My Pocket
07.Lies And Lies
08.Running Water
09.Trembling
10.Manic
11.Too Many Hopes


[MF] [34MB]

O Pilot foi formado em 1973 em Edimburgo, Escócia, por David Paton e Billy Lyall, que se juntaram com Stuart Tosh e Ian Bairnson para gravar várias demos entre 1973 e 1974.
Em 1974 o single "Magic" do seu primeiro álbum, produzido por Alan Parsons e escrito por Paton atingiu o 11° posto no Reino Unido e o 5° nos EUA se tornando um sucesso muito popular. O sucesso "January" deu a eles o primeiro lugar no Reino Unido, se tornando seu grande sucesso atingindo o topo da parada em janeiro de 1975.
Contudo o grupo surpreendentemente não "decolou" e o arranjador Andrew Powell ("January") acabou indo gravar com Kate Bush, e ambos Paton e Bairnson também participaram do seu primeiro álbum "The Kick Inside", que incluiu o megasucesso "Wuthering Heights".
Outros grandes sucessos da banda foram "Call me Around" e "Just a Smile" (ambos de 1975) e "Canada" (deste álbum que estamos postando). Por volta de 1977 apenas Paton e Bairnson eram da formação original e eles gravaram o último álbum do Pilot (apropriadamente chamado "Two's a Crowd") sozinhos.
Em 1978 todos os membros do Pilot tinham iniciado outros projetos, principalmente Tosh, Paton e Bairnson se tornaram membros do Alan Parsons Project e Tosh também estava trabalhando com o 10CC.
Lyall morreu de AIDS em 1989. Paton e Bairnson se juntaram novamente em 2002 para regravar o álbum "Two's a Crowd" quer posteriormente foi chamado de "Blue Younder".
Em 2007 seu sucesso "Magic" foi usado numa propaganda de TV e em 2009 Selena Gomez gravou um cover desta canção para o Canal da Disney, como parte da trilha sonora de "Wizards of Waverly Place:The Movie".(Wikipedia - tradução livre by J. Renato)

Como curiosidade, este álbum foi produzido por Thomas Baker (Queen) e gravado em Morin Heights (Canada) e Billy Lyall tinha saido do Pilot para fazer seu álbum solo, então os teclados foram tocados por Peter Oxendale. A produção de Baker deu um tom mais "pesado" ao álbum ("... mas provavelmente um estilo "Queen" demais para nós..." disse Ian Bairnson depois.

Nenhum comentário: