segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Yerblues Covers, ou Variações Sobre o Mesmo Tema, vol. 1

“No rock nada se cria, tudo se copia”.... quantas vezes você já ouviu essa máxima supostamente inteligente? Eu já ouvi isso aos borbotões, dito inclusive por muita gente boa.... é uma discussão muito ampla, é claro, e remete à própria gênese do rock... Little Richard grita que nunca existiu essa estória de rock & roll... pra ele o que sempre existiu é o R&B, gênero que era muito negro para a classe branca aceitar, e que então colocaram branquinhos cantando R&B suavizado e, boom, cunharam o termo rock & roll para aquilo... hell, essa discussão é mesmo ampla... mas eu usei a questão aqui de maneira enviesada, ou seja, apenas pra ilustrar a minha idéia, huahua... é o seguinte, eu não tô aqui pra dizer se o Led Zeppelin ou os Rolling Stones “roubaram” a música dos pioneiros negros, eletrificando tudo e jogando um pastiche na cabeça dos branquelos... pelo contrário, eu tô aqui pra defender o pastiche, huhuahuahuahua... e o pastiche, na sua forma mais descarada, é a cover... é, eu sei que muitos dizem que a cover é uma homenagem, um tributo que as bandas e artistas prestam às suas influências e esses blábláblás... de fato, algumas covers são verdadeiras homenagens, mas na maioria dos casos, o que rola é sacanagem da grossa, apropriação pura e simples (pelo menos lá no Tio Sam pagando um royaltiezinho ao autor).... desde o raiar do rock, rola essa pinimba entre autor e intérprete, e teve gente que construiu carreiras inteirinhas em cima dos outros, a exemplo de Pat Boone (na foto, huahua, falar mal desse cara é pule de dez entre os rockers, mas fazer o quê? olha a pinta do canastra.... além do mais, o cara nunca compôs nada que prestasse e enriqueceu à custa de Little Richard, Chuck Berry e outros heróis do gênero... pior: fazendo cover horrorosa em cima de cover horrorosa)... Aí você pergunta: o que é que eu tenho com isso? Desde que a cover seja boa, tá valendo... é exatamente isso que eu penso! O que é bom vale ser copiado, e a gente terá provas mil nessa nova série que apresento a vocês agora: Yerblues Covers, ou Variações Sobre o Mesmo Tema... as minhas covers preferidas da história do rock... é evidente que a listagem que vocês vão encontrar aqui guarda um caráter muito pessoal, e certamente haverá quem me questione sobre a ausência dessa ou daquela cover duca... assim, se aquela cover que você gosta não estiver por aqui, não se amofine, isso não quer dizer que ela também não seja demais... quer dizer apenas que talvez eu não a conheça ou não a considere assim tão duca, afinal, esta é a minha listagem... então não esperem covers de bandas heavy metal dos anos 80, nem remixes de hits antigos à anos 90, e por aí vai... e também tem o seguinte, o que vocês vão encontrar por aqui não é uma lista definitiva (mesmo porque isso é impossível)... amanhã mesmo eu posso mudar de idéia e incluir alguma que ficou de fora, ou mesmo reavaliar uma cover que eu não achava tão genial assim e inclui-la.... Toda listagem reflete o conhecimento daquele que a compila (neste caso, o pouco conhecimento, huahuahua), mas a ânsia de embarcar num novo projeto sobre rock vinha me enchendo o saco e a vontade acabou sendo maior que a responsabilidade... então, o que se verá por aqui é mais coisa do arco da velha mesmo, huahuahuahua, tudo vasculhado no meu pequeno acervo de cd’s originais, cd-r's e dvd's de mp3... Contei também com a inestimável ajuda do brother Celso, The Loos, que gentilmente me enviou alguns exemplares magníficos, como Merry Clayton, Sam Moore, Stray Dogs, dentre outros... Só pra constar: essa série é dedicada às minhas eternas musas rock & roll, Sílvia H. & C. Pazó (here's my heart & soul, babies)... Isso aí, espero que vocês curtam ouvir tanto quanto eu curti fazer a seleção... 'nuff said, let’s rock...

Em tempo: as capas foram uma gentileza do grande Rato, do excelente blog ratorecordsblog.blogspot.com (valeu, brother!)

Nenhum comentário: