"Woodstock foi um festival de música anunciado como "Uma Exposição Aquariana", organizado na fazenda de 600 acres de Max Yasgur na cidade rural de Bethel, Nova York, de 15 a 18 de agosto de 1969.
O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como uma dos maiores momentos na história da música popular.
O evento foi capturado em um documentário lançado em 1970, Woodstock, além de uma trilha-sonora com os melhores momentos."
O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como uma dos maiores momentos na história da música popular.
O evento foi capturado em um documentário lançado em 1970, Woodstock, além de uma trilha-sonora com os melhores momentos."
"Há exatos 40 anos aconteceu o maior festival de rock de todos os tempos.
O festival foi idealizado e organizado por quatro jovens: John Roberts, Joel Rosenman, Artie Korfeld e Michael Lang. Os dois primeiros, milionários, procurando um investimento, e os dois últimos, com o projeto do festival, mas sem dinheiro.
Originalmente o evento foi programado para acontecer em uma pequena cidade, perto de Nova Iorque - Woodstock - para 100 mil pessoas, mas acabou sendo realizado em uma fazenda de Bethel e reunindo mais de 450 mil pessoas. O festival provocou um dos piores engarrafamentos em Nova Iorque, mas não houve nenhum acidente ou violência. Houve, sim, problemas com comida, limpeza, estacionamento e até com água potável, tudo isso compensado por uma seqüência musical impossível de acontecer novamente.
Aqui no Rio de Janeiro o filme 'Woodstock' estreou em 1971. Me lembro de tê-lo assitido várias vezes, a maioria no Cine Rian, na Av. Atlântica - perto de onde é hoje a discoteca Help - e de ter ficado chapado com as apresentações de Joe Cocker, Santana, The Who, Ten Years After, Jimi Hendrix e Richie Havens, não necessariamente nesta ordem. E com a doideira que tomou conta da platéia. Quem viu o filme sabe do que estou falando...
Para comemorar esta data, estamos postando a discografia de 'Woodstock: três dias de paz, música e amor'. São discos escolhidos a dedo, oficiais e com ripagem de 320kbps.
Divirtam-se." Ser da Noite
O festival foi idealizado e organizado por quatro jovens: John Roberts, Joel Rosenman, Artie Korfeld e Michael Lang. Os dois primeiros, milionários, procurando um investimento, e os dois últimos, com o projeto do festival, mas sem dinheiro.
Originalmente o evento foi programado para acontecer em uma pequena cidade, perto de Nova Iorque - Woodstock - para 100 mil pessoas, mas acabou sendo realizado em uma fazenda de Bethel e reunindo mais de 450 mil pessoas. O festival provocou um dos piores engarrafamentos em Nova Iorque, mas não houve nenhum acidente ou violência. Houve, sim, problemas com comida, limpeza, estacionamento e até com água potável, tudo isso compensado por uma seqüência musical impossível de acontecer novamente.
Aqui no Rio de Janeiro o filme 'Woodstock' estreou em 1971. Me lembro de tê-lo assitido várias vezes, a maioria no Cine Rian, na Av. Atlântica - perto de onde é hoje a discoteca Help - e de ter ficado chapado com as apresentações de Joe Cocker, Santana, The Who, Ten Years After, Jimi Hendrix e Richie Havens, não necessariamente nesta ordem. E com a doideira que tomou conta da platéia. Quem viu o filme sabe do que estou falando...
Para comemorar esta data, estamos postando a discografia de 'Woodstock: três dias de paz, música e amor'. São discos escolhidos a dedo, oficiais e com ripagem de 320kbps.
Divirtam-se." Ser da Noite
Diálogo moderno - assim foi Woodstock
- Pai, meus professores nos falaram de um tal Festival de Woodstock de há uns quarenta anos atrás lá na escola. Como é da sua época, sabe alguma coisa dele?
- Bom, foi a princípio um Festival de Música, mas que teve muita influencia em todos os segmentos posteriores da sociedade mundial...
- Mas então deve ter sido algo grandioso, monumental, luzes, som "da hora"...
- Digamos que naquela época organizar algo grande como juntar mais de 500.000 pessoas numa fazenda não foi tarefa das mais fáceis, não!
- Uaau! Mas se era uma fazenda devia ser longe da cidade, como fizeram com comida, água, essas coisas básicas, entende?
- Bom, o pessoal teve que se virar como pode para comer, se lavar, enfim, necessidades básicas, já que ninguém queria arredar pé. Tava difícil até pra chegar lá com toda aquela lama, carros atolados, motos quebradas, e o pessoal da região lá não gostava da turma invadir sua área e fazia questão de além de não ajudar tornar tudo mais difícil ainda.
- Tá muita música, maconha, lama, problemas, deve ter sido um caos, porque então todo mundo até hoje fala dele como se fosse um dos fatos históricos mais importantes?
- Muito simples, porque todos foram lá para ouvir e cantar música, protestar contra as guerras, pregar a paz da humanidade, mostrar um modo de vida alternativo e como as pessoas podem vivem em harmonia e tudo sem nenhum apoio do governo ou de qualquer instituição, ao contrário, lutando contra tudo e contra todos, eles tinham um propósito definido, e que não era só o de ouvir música, era uma maneira de quebrar paradigmas, de fazer a sociedade "em tese" organizada olhar com mais profundidade para o rumo que a humanidade estava tomando e fazê-la ver principalmente que aquele rumo estava errado...
- E como é que você sabe tanto desse assunto?
- Porque eu estive lá, meu filho...
POIS É, EU QUERIA TER ESTADO LÁ!
José Renato
- Pai, meus professores nos falaram de um tal Festival de Woodstock de há uns quarenta anos atrás lá na escola. Como é da sua época, sabe alguma coisa dele?
- Bom, foi a princípio um Festival de Música, mas que teve muita influencia em todos os segmentos posteriores da sociedade mundial...
- Mas então deve ter sido algo grandioso, monumental, luzes, som "da hora"...
- Digamos que naquela época organizar algo grande como juntar mais de 500.000 pessoas numa fazenda não foi tarefa das mais fáceis, não!
- Uaau! Mas se era uma fazenda devia ser longe da cidade, como fizeram com comida, água, essas coisas básicas, entende?
- Bom, o pessoal teve que se virar como pode para comer, se lavar, enfim, necessidades básicas, já que ninguém queria arredar pé. Tava difícil até pra chegar lá com toda aquela lama, carros atolados, motos quebradas, e o pessoal da região lá não gostava da turma invadir sua área e fazia questão de além de não ajudar tornar tudo mais difícil ainda.
- Tá muita música, maconha, lama, problemas, deve ter sido um caos, porque então todo mundo até hoje fala dele como se fosse um dos fatos históricos mais importantes?
- Muito simples, porque todos foram lá para ouvir e cantar música, protestar contra as guerras, pregar a paz da humanidade, mostrar um modo de vida alternativo e como as pessoas podem vivem em harmonia e tudo sem nenhum apoio do governo ou de qualquer instituição, ao contrário, lutando contra tudo e contra todos, eles tinham um propósito definido, e que não era só o de ouvir música, era uma maneira de quebrar paradigmas, de fazer a sociedade "em tese" organizada olhar com mais profundidade para o rumo que a humanidade estava tomando e fazê-la ver principalmente que aquele rumo estava errado...
- E como é que você sabe tanto desse assunto?
- Porque eu estive lá, meu filho...
POIS É, EU QUERIA TER ESTADO LÁ!
José Renato
"Acho interessante um esboço do cenário dos anos 1967 a 1969.
Se em 67 tivemos o Monterey Pop, essencialmente um festival de música, tipicamente flower-power, embalado por Sgt. Pepper's, as ocorrências políticas do ano de 1968 mudaram o cenário (França, Primavera de Praga, assassinatos de Martin Luther King e Robert Kennedy, etc.), e Woodstock refletiu isso; não só foi um evento mais profissional que Monterey (o qual foi organizado por músicos), como também mais enxertado por política. Joan Baez, Country Joe, Jefferson Airplane foram exemplos de performances (ditas) engajadas, e membros da chamada new left americana (Abbie Hoffman) também estavam lá. Se era isso que a maioria dos espectadores esperava ver, deixo para análises mais profundas de sociólogos e historiadores.
O que para mim no entanto tornou-se um emblema do festival - e isso descobri somente em meados da década de 90, curiosamente um fato muito pouco divulgado, foi o incidente entre Pete Townshend e Abbie Hoffman. Em resumo: durante a apresentação do The Who, Hoffman invade o palco e dirigindo-se a um microfone, começa a fazer uma apologia favorável a John Sinclair. Foi interrompido por Pete: "Get off my fuckin' stage" ele disse, e ato contínuo, tascou uma 'guitarrada' no Abbie, o qual foi parar lá embaixo, no fosso do palco. Claro que nada disso apareceu no filme ou nos discos.
E onde entra para mim, o simbolismo da cena? Uma situação é a de que nem todos que estavam ali se apresentando estavam ligados em política, pelo menos não a política de Abbie, Jerry Rubin e outros - na pior das hipóteses, Pete não estava :)
E dentro do tema, Woodstock também marcou, em minha opinião, o ápice e consequentemente o início da queda da era Paz/Amor/Política. O festival de Wight em 1970 teve muita confusão, brigas, invasões, depredações, gente reclamando pelo preço dos ingressos, etc. e claro, Altamont a seguir foi o caldeirão que deitou toda a mistura por terra.
Durou pouco, assim, o chamado 'Sonho'. Porém...sempre e sempre teremos a Música, que a tudo sobrevive, e expurgando-se aqueles que dela se serviram (e servem-se) para outros propósitos, ficam aqueles que a servem.
De Woodstock temos registrados grandes momentos, grandes performances musicais: Santana, Joe Cocker, Ten Years After (Alvin Lee e sua melancia), Mountain, Canned Heat, John Sebastian, CSNY, The Who e... claro, Jimi Hendrix, tocando para uma platéia já quase deserta, despejando notas mágicas sobre os montes de lixo deixados pela flower-power generation." Oneplusone
Se em 67 tivemos o Monterey Pop, essencialmente um festival de música, tipicamente flower-power, embalado por Sgt. Pepper's, as ocorrências políticas do ano de 1968 mudaram o cenário (França, Primavera de Praga, assassinatos de Martin Luther King e Robert Kennedy, etc.), e Woodstock refletiu isso; não só foi um evento mais profissional que Monterey (o qual foi organizado por músicos), como também mais enxertado por política. Joan Baez, Country Joe, Jefferson Airplane foram exemplos de performances (ditas) engajadas, e membros da chamada new left americana (Abbie Hoffman) também estavam lá. Se era isso que a maioria dos espectadores esperava ver, deixo para análises mais profundas de sociólogos e historiadores.
O que para mim no entanto tornou-se um emblema do festival - e isso descobri somente em meados da década de 90, curiosamente um fato muito pouco divulgado, foi o incidente entre Pete Townshend e Abbie Hoffman. Em resumo: durante a apresentação do The Who, Hoffman invade o palco e dirigindo-se a um microfone, começa a fazer uma apologia favorável a John Sinclair. Foi interrompido por Pete: "Get off my fuckin' stage" ele disse, e ato contínuo, tascou uma 'guitarrada' no Abbie, o qual foi parar lá embaixo, no fosso do palco. Claro que nada disso apareceu no filme ou nos discos.
E onde entra para mim, o simbolismo da cena? Uma situação é a de que nem todos que estavam ali se apresentando estavam ligados em política, pelo menos não a política de Abbie, Jerry Rubin e outros - na pior das hipóteses, Pete não estava :)
E dentro do tema, Woodstock também marcou, em minha opinião, o ápice e consequentemente o início da queda da era Paz/Amor/Política. O festival de Wight em 1970 teve muita confusão, brigas, invasões, depredações, gente reclamando pelo preço dos ingressos, etc. e claro, Altamont a seguir foi o caldeirão que deitou toda a mistura por terra.
Durou pouco, assim, o chamado 'Sonho'. Porém...sempre e sempre teremos a Música, que a tudo sobrevive, e expurgando-se aqueles que dela se serviram (e servem-se) para outros propósitos, ficam aqueles que a servem.
De Woodstock temos registrados grandes momentos, grandes performances musicais: Santana, Joe Cocker, Ten Years After (Alvin Lee e sua melancia), Mountain, Canned Heat, John Sebastian, CSNY, The Who e... claro, Jimi Hendrix, tocando para uma platéia já quase deserta, despejando notas mágicas sobre os montes de lixo deixados pela flower-power generation." Oneplusone
(1970) Woodstock: Music from the Original Soundtrack and More
CD 1
[RS] [151MB @320kbps]
CD 2
[RS] [152MB @320kbps]
Covers
(1971) Woodstock Two
CD 1
[RS] [92MB @320kbps]
CD 2
[RS] [98MB @320kbps]
Covers
(1994) Woodstock: Three Days of Peace & Music
[The 25th Anniversary Collection]
CD 1
[RS] [156MB @320kbps]
CD 2
[RS] [141MB @320kbps]
CD 3
[RS] [153MB @320kbps]
CD 4
[RS] [98MB @320kbps]
Covers
(1994) Woodstock Diary
[RS] [159MB @320kbps]
BONUS:
(1994) Woodstock '94
CD 1
[RS] [166MB @320kbps]
CD 2
[RS] [166MB @320kbps]
Covers
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