segunda-feira, 24 de agosto de 2009

The Move: 'Shazam' (1970) com Bonus Tracks







Shazam (1970) e Something Else By The Move (1968)

'Shazam' foi o segundo album lançado pelo The Move. Nessa gravação, Trevor Burton (baixo, guitarra) havia saído, com Rick Price assumindo seu posto.
Foi também o último album com o vocalista original Carl Wayne. Ele tem o vocal principal em todas as músicas, exceto em Hello Susie e Cherry Blossom Clinic Revisited, a cargo de Roy Wood.
O lado um do vinil, ou seja, as três primeiras músicas do CD, são de Roy, sendo as demais canções de terceiros. Fields of People, por exemplo, foi gravada originalmente pelo grupo americano Ars Nova em 1968, uma banda interessante e bastante obscura, que misturava música clássica instrumental e vocal com rock. No entanto, vale dizer que as músicas covers foram gravadas respeitando-se bastante as versões originais porém com extensas partes instrumentais agregadas, criadas pelo The Move.
Em 'Shazam' ficam de vez explicitadas as influências clássicas de Roy; desde o quarteto de cordas em Beautiful Daughter até as citações de obras como "Jesus Alegria dos Homens" de Bach (o Johann Sebastian) , "O Aprendiz de Feiticeiro" de Paul Dukas e "O Quebra-Nozes" de Tchaikowsky, todas na faixa Cherry Blossom Clinic Revisited.
'Shazam' apresenta um trabalho de produção e instrumental bastante sofisticado, com várias camadas de vocais e guitarras, resultando assim em uma obra diferente daquela apresentada no primeiro disco da banda. Nem pior, nem melhor. Somente diferente, sem dúvida um dos melhores discos do The Move.

Vale também prestar atenção nas várias entrevistas, que aparecem ligando algumas das faixas, feitas nas ruas, perguntando sobre o gosto musical das pessoas.

Nesta postagem, estão incluídas faixas bonus do EP(*) ao vivo "Something Else By The Move" de 1968, ainda com Trevor Burton no baixo. Todas covers - Spooky Tooth, Love, The Byrds e Eddie Cochran são aqui homenageados. As faixas de 12 a 15, "bonus do bonus"(**), retirei-as do box de 3 CDs "MOVEments".

Band members:
Carl Wayne: vocals
Roy Wood: guitar, bass, woodwinds, vocals
Rick Price: bass
Bev Bevan: drums

Track List:
1."Hello Susie" (Wood) – 4:55
2."Beautiful Daughter" (Wood) – 2:36
3."Cherry Blossom Clinic Revisited" (Wood) – 7:40
4."Fields Of People" (Day/Pierson) – 10:09
5."Don't Make My Baby Blue" (Mann/Weil) – 6:18
6."The Last Thing on My Mind" (Paxton) – 7:35
Bonus Tracks:
7."So You Want to Be a Rock & Roll Star [Live]"
8."Stephanie Knows Who [Live]"
9."Something Else [Live]"
10."It'll Be Me [Live]"
11."Sunshine Help Me [Live]"
12."Piece of My Heart [Previously Unreleased Live EP Outtakes]"
13."Too Much in Love [Previously Unreleased Live EP Outtakes]"
14."(Your Love Keeps Lifting Me) Higher and Higher [Live]"
15."Sunshine Help Me [Previously Unreleased Live EP Outtakes]"

(*) O EP (Extended Play) era um disquinho de vinil, com diâmetro de compacto simples porém com mais músicas. Era muito usado na Inglaterra. Por exemplo, Magical Mystery Tour dos Beatles foi lançado lá originalmente em formato EP. Aqui no Brasil tínhamos o compacto duplo, algo semelhante.

(**) Está aí, seu Yerblues, a versão de Piece of My Heart. Promessa não é dúvida, é dívida :)





[RS] [102MB @192kbps CBR]

Nenhum comentário: