sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Eric Clapton . Sessions for Robert J


Eric Clapton (2004) Sessions for Robert J
[blues rock]

Line-up:
Eric Clapton - guitar and vocals
Lee Dickson - guitar technician
Andy Fairweather-Low - guitar
Doyle Bramhall II - guitar
Jerry Portnoy - harmonica
Billy Preston - keyboards
Nathan East - bass
Steve Gadd - drums


Track list:
1. Sweet Home Chicago 5:17
2. Milkcow's Calf Blues 3:49
3. Terraplane Blues 3:36
4. If I Had a Possession Over Judgment Day 3:23
5. Stop Breakin' Down Blues 2:56
6. Little Queen of Spades 5:27
7. Traveling Riverside Blues 4:26
8. Me and the Devil Blues 2:50
9. From Four Until Late 3:01
10. Kind-Hearted Woman Blues 5:39
11. Ramblin' On My Mind 2:42

Download [SB] [58MB]

"Sessions for Robert J", lançado em 2004, apresenta Eric Clapton e banda em takes adicionais de músicas do álbum Me and Mr. Johnson e outras não incluidas no álbum.

Robert Leroy Johnson (8 de Maio, 1911 – 16 de Agosto, 1938) foi um cantor e guitarrista Norte-americano de Blues. Johnson é um dos músicos mais influentes do Mississippi Delta Blues e é uma importante referência para a padronização do consagrado formato de 12 compassos para o Blues.

Robert Johnson gravou apenas 29 músicas em um total de 42 faixas, em duas sessões de gravação em San Antonio, Texas, em Novembro de 1936 e em Dallas, Texas, em Junho de 1937. Treze músicas foram gravadas duas vezes. Suas músicas continuam sendo interpretadas e adaptadas por diversos artistas, como Eric Clapton, The Rolling Stones, The Blues Brothers, Red Hot Chili Peppers e The White Stripes.

Em 1938 Johnson bebeu whisky envenenado com estricnina, supostamente preparado pelo marido ciumento de uma de suas amantes. Johnson se recuperou do envenenamento, mas contraiu pneumonia e morreu 3 dias depois, em 16 de Agosto de 1938, em Greenwood, Mississippi. Há várias versões populares para sua morte: que haveria morrido envenenado pelo whisky, que haveria morrido de sífilis e que havia sido assassinado com arma de fogo. Seu certificado de óbito cita apenas "No Doctor" (Sem Médico) como causa da morte.

Outro mito popular recorrente sugere que Johnson vendeu sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi em troca da proeza para tocar guitarra. Este mito foi difundido principalmente por Son House, e ganhou força devido às letras de algumas de suas músicas, como "Crossroads Blues". (Wikipedia)

3 comentários:

Anonymous disse...

Meus cumprimentos pela resenha, seu Ser.
Eu pretendia hoje acertar c o senhor os atrasados, mas ontem cai numa noitada com uma gata e o dinheiro foi todo embora...
Então vou ficar devendo de novo...
Obrigado, Miguel

fernando_blues disse...

the best, tanks

Ser da Noite disse...

You're wellcome, Fernando_blues. Stay tunned.
[ ]s