sábado, 13 de março de 2010

The Yardbirds desfalcada dos seus principais astros, mas ainda tocando um sonzão: “Live At B. B. King’s Blues Club”


O disco é uma gravação ao vivo da Yardbirds, feita em 2006, no B. B. King’s Blues Club, em Nova Iorque (o disco saiu até no Brasil e ainda está à venda), com dois fundadores da banda, Chris Dreja e Jim McCarty, acrescida de novos membros (com destaque para o gaitista Billy Boy Miskimmin), que, embora não conte mais, como é consabido, com os talentos dos seus mais conhecidos e famosos componentes, Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page, ainda soa muito boa. Receitado, sem contra-indicações, para os admiradores de blues e blues rock.













The Yardbirds (2006) Live At B. B. King’s Blues Club

Músicas:
1. Train Kept a Rollin’ (Bradshaw, Kay, Mann) 3:39
2. Please Don’t Tell Me ‘Bout the News (McCarty) 4:33
3. Drinking Muddy Water (Dreja, McCarty, Page, Relf) 3:54
4. Crying Out For Love (McCarty) 4:22
5. Heart Full Of Soul (Gouldman) 2:39
6. My Blind Life (Dreja) 3:57
7. The Nazz Are Blue (Beck, Dreja, McCarty, Relf, Samwell-Smith) 4:12
8. Mr. You’re A Better Man Than I (Hugg, Hugg) 3:12
9. Mr. Saboteur (McCarty) 5:14
10. Shapes Of Things (McCarty, Relf, Samwell-Smith) 2:42
11. Mystery Of Being (McCarty) 4:08
12. Rack My Mind (Beck, Dreja, McCarty, Relf, Samwell-Smith) 5:51
13. Over Under Sideways Down (Beck, Dreja, McCarty, Relf, Samwell-Smith) 3:08
14. Back Where I Started (Dreja, Fiddler, McCarty, Samwell-Smith) 8:29
15. For Your Love (Gouldman) 3:26
16. Still I’m Sad (McCarty, Samwell-Smith) 1:43
17. Dazed and Confused (Page) 4:44
18. I’m a Man (McDaniel) 5:10
19. Happenings Ten Years Time Ago (Beck, McCarty, Page, Relf ) 3:38
Músicos:
Chris Dreja: Guitar (Rhythm), Vocals (bckgr)
John Idan (*): Bass, Vocals
Ben King: Guitar
Jim McCarty: Percussion, Drums, Vocals (bckgr)
Billy Boy Miskimmin (*): Harmonica
(*) Segundo o site oficial da Yardbirds, Idan e Miskimim já não fazem parte da banda. Foram substituídos por Andy Mitchell (vocal principal e harmônica) e David Smale (baixo)


[FU] [178MB @320kbps]

A curta biografia da banda, que segue, foi retirada da Wikipedia editada em português (existem várias outras, mais detalhadas; mas acho que o essencial está aqui), com pequenas alterações.
The Yardbirds foi uma das mais importantes bandas de blues da Inglaterra nos anos 60. Além da qualidade do seu trabalho, ficou famosa por ter tido na sua formação ao longo do tempo, sucessivamente, Eric Clapton, Jeff Beck e, depois, Jimmy Page antes de fundar o Led Zeppelin. O grupo surgiu em Londres em 1963, mas só tornou-se conhecido quando Clapton entrou para a banda.
Nesta época, segundo o próprio Eric Clapton, eram cinco os integrantes que compunham o grupo: Keith Relf nos vocais e gaita, Cris Deja na guitarra base, Paul Samwell-Smith no baixo e Jim McCarty na bateria (Clapton, 2007, p. 57).
Fazendo covers do blues de Chicago, mas também investindo num estilo próprio, a Yardbirds chegou às paradas inglesas com a canção “For Your Love” (1964), que investia num estilo mais pop. Isto desagradou a Eric Clapton, na época um purista do blues, que deixou a banda. Em seu lugar entrou Jeff Beck, que levou o grupo para uma “guinada” psicodélica, e, em 1966, Jimmy Page foi convidado para entrar no grupo. Pouco depois, Beck saiu e Page assumiu a liderança do conjunto. A síntese “blues-rock” de 1965-1966 chamou a atenção da crítica, mas a banda não conseguiu grande sucesso comercial.
As divergências sobre que rumos a banda deveria tomar ocasionaram o seu fim. Jimmy Page ainda formaria em 1968 o New Yardbirds, banda que, mais tarde, mudaria seu nome para Led Zeppelin.

Nenhum comentário: