"Do you like good music?
That sweet soul music
Just as long as it's swingin'
Oh yeah, oh yeah... "
That sweet soul music
Just as long as it's swingin'
Oh yeah, oh yeah... "
Yeah, a gente começa com esse trecho emblemático de Sweet Soul Music, petardo de Arthur Conley que, curiosamente, não cita o grande artista do post neste inventário musicado do Soul... Mas não importa, Howard Tate não precisa ser citado, incensado, mistificado, nem nada disso. Ele apenas precisa ser ouvido!
Nada muito grandioso a dizer sobre essa compilação, folks, exceto que é uma obra-prima da '60s Soul Music, em pé de igualdade com qualquer milestone masculino da década fabulosa, tirante o Sam Cooke e o James Brown. Yep, eu tô incluindo aí qualquer coisa do Otis Redding (que, aliás, chamou essas gravações de a Bílblia do Soul), do O.V. Wright, do James Carr, do Solomon Burke, do Don Covay, do Lou Rawls, enfim... Duvida??? Então baixe, escute e me desminta. A grande sacanagem é que o Tate, dentre os citados, é talvez o menos conhecido do grande público.
Ok, vocês podem não conhecer o Tate, mas as canções que o cara interpreta, ah, essas vocês vão reconhecer... porque Howie foi não apenas um gogó abençoado, foi também um artista com a sorte de contar com o fabuloso Jerry Ragovoy no auge de seus poderes como produtor e especialmente como compositor... Um time perfeito, indeed... Tate com um repertório e produção impecáveis à sua disposição; e Ragovoy tendo um artista com estatura, elegância e feeling suficientes pra ombrear com Otis Redding, já à época O cara a ser batido no topo da cadeia evolutiva do Soul... Ragovoy então compôs sozinho ou em parcerias com Mort Shuman e com o próprio Tate a maioria das pérolas de Get It While You Can, além de selecionar canções fenomenais como Everyday I Have the Blues e How Blue Can You Get para Howie injetar em seus pipes... O resultado desse team sensacional? Três Billboard R&B Top 20 entre 1966/68 (Ain't Nobody Home, Stop, e Look at Granny Run Run), mas sucesso comercial pra valer, necas... yeah, life's not fair...
Mas é a velha estória, o que é bom fica pra sempre, e essas gravações singelas e desconhecidas do grande público se tornaram apenas o novo testamento no qual Janis Joplin buscava iluminação noite após noite na sua jornada movida a Southern Confort... E não foi só Janis que bebeu dessa fonte (embora apenas sua escolha já bastasse pra ilustrar o punch e importância destas interpretações de Tate). Jimi, Al Kooper, James Gang, Ry Cooder, todos coverizaram as canções de Howie e Ragovoy, e até o venerando B.B King deu a sua catada (com uma versão de Ain't Nobody Home).
Por aí já dá pra ter uma idéia, não? Então, cut that crap, Yer e manda ver o play.
Nada muito grandioso a dizer sobre essa compilação, folks, exceto que é uma obra-prima da '60s Soul Music, em pé de igualdade com qualquer milestone masculino da década fabulosa, tirante o Sam Cooke e o James Brown. Yep, eu tô incluindo aí qualquer coisa do Otis Redding (que, aliás, chamou essas gravações de a Bílblia do Soul), do O.V. Wright, do James Carr, do Solomon Burke, do Don Covay, do Lou Rawls, enfim... Duvida??? Então baixe, escute e me desminta. A grande sacanagem é que o Tate, dentre os citados, é talvez o menos conhecido do grande público.
Ok, vocês podem não conhecer o Tate, mas as canções que o cara interpreta, ah, essas vocês vão reconhecer... porque Howie foi não apenas um gogó abençoado, foi também um artista com a sorte de contar com o fabuloso Jerry Ragovoy no auge de seus poderes como produtor e especialmente como compositor... Um time perfeito, indeed... Tate com um repertório e produção impecáveis à sua disposição; e Ragovoy tendo um artista com estatura, elegância e feeling suficientes pra ombrear com Otis Redding, já à época O cara a ser batido no topo da cadeia evolutiva do Soul... Ragovoy então compôs sozinho ou em parcerias com Mort Shuman e com o próprio Tate a maioria das pérolas de Get It While You Can, além de selecionar canções fenomenais como Everyday I Have the Blues e How Blue Can You Get para Howie injetar em seus pipes... O resultado desse team sensacional? Três Billboard R&B Top 20 entre 1966/68 (Ain't Nobody Home, Stop, e Look at Granny Run Run), mas sucesso comercial pra valer, necas... yeah, life's not fair...
Mas é a velha estória, o que é bom fica pra sempre, e essas gravações singelas e desconhecidas do grande público se tornaram apenas o novo testamento no qual Janis Joplin buscava iluminação noite após noite na sua jornada movida a Southern Confort... E não foi só Janis que bebeu dessa fonte (embora apenas sua escolha já bastasse pra ilustrar o punch e importância destas interpretações de Tate). Jimi, Al Kooper, James Gang, Ry Cooder, todos coverizaram as canções de Howie e Ragovoy, e até o venerando B.B King deu a sua catada (com uma versão de Ain't Nobody Home).
Por aí já dá pra ter uma idéia, não? Então, cut that crap, Yer e manda ver o play.
Obs.: Essa versão é a lançada pela Hip-O Select, de 2004, contendo toda a produção de Tate & Ragovoy para a Verve, entre 1966/1968, 24 trax.
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