quarta-feira, 17 de março de 2010

BADFINGER, sem comparação...


Badfinger (1970) No Dice
[Rock'n'Roll]

Line-up:
Pete Ham - vocals, guitar, keyboards
Tom Evans - vocals, bass, guitar
Joey Molland - vocals, guitar, keyboards
Mike Gibbins - vocals, drums, percussion, keyboards


Track list:
01. "I Can't Take It" (Pete Ham) – 2:57
02. "I Don't Mind" (Tom Evans, Joey Molland) – 3:15
03. "Love Me Do" (Molland) – 3:00
04. "Midnight Caller" (Ham) – 2:50
05. "No Matter What" (Ham) – 3:01
06. "Without You" (Ham, Evans) – 4:43
07. "Blodwyn" (Ham) – 3:26
08. "Better Days" (Evans, Molland) – 4:01
09. "It Had To Be" (Mike Gibbins) – 2:29
10. "Watford John" (Evans, Gibbins, Ham, Molland) – 3:23
11. "Believe Me" (Evans) – 3:01
12. "We're for the Dark" (Ham) – 3:55

Bonus Tracks do CD:
13. "Get Down" (Evans, Gibbins, Ham, Molland) – 3:43
14. "Friends Are Hard to Find" (Molland) – 2:28
15. "Mean Mean Jemima" (Molland) – 3:41
16. "Loving You" (Gibbins) – 2:51
17. "I'll Be the One" (Evans, Gibbins, Ham, Molland) – 2:54


[HF] [142MB]

Badfinger foi uma banda de rock formada em Swansea, País de Gales no início dos anos 1960 que se tornou um dos primeiros representantes do gênero power pop, pós anos 60. Durante a década de 1970 a banda ficou marcada como sendo a herdeira aparente dos The Beatles, em parte devido à sua estreita relação de trabalho com eles e em parte por causa de seu som semelhante. A banda teve quatro consecutivas canções de sucesso no mundo inteiro e contribuiu com "Without You", um sucesso, número um Billboard, para Harry Nilsson, que foi gravado por centenas de artistas. Os dois mais conhecidos e principais cantores e compositores do Badfinger, Pete Ham e Tom Evans cometeram suicídio em 1975 e 1983.

Embora este tenha sido o segundo lançado com o nome Badfinger, este é considerado atualmente como o primeiro álbum coerente da banda. O anterior lançamento do Badfinger, "Magic Christian Music", foi uma compilação de cinco faixas de material mais recente e nove faixas gravadas para um álbum anterior por uma versão anterior da banda chamada The Iveys. "No Dice" foi o primeiro álbum gravado como Badfinger e incluíndo o guitarrista Joey Molland pela primeira vez. Badfinger iria gravar os seus próximos quatro álbuns, incluindo suas gravações mais bem sucedidas, com este line-up.

"No Dice" esteve no número 28 na Billboard Hot 200 chart. Amplamente elogiado em revistas de música daquela época, a revista Rolling Stone observou que isto representava o que The Beatles teria se tornado se tivessem mantido a sua fórmula inicial.
O single deste LP, "No Matter What", alcançou nos Estados Unidos o número oito no Hot 100 da Billboard em 1970. A canção é frequentemente considerada como uma oferta inicial no gênero power pop. Outro destaque são as faixas "Better Days", "I Don't Mind" e "We're for the Dark". O álbum também contém a versão original de "Without You". Embora nunca o Badfinger tenha lançado a canção como um single, foi levado para o número um nas paradas da Billboard de 1972 por Harry Nilsson, e novamente se tornou um hit de Mariah Carey de 1994. "Without You" foi a que mais rendeu em dinheiro para o Badfinger em royalties publicados, tendo sido gravado por mais de 180 artistas. A música também foi escolhida para fornecer o título da biografia de Dan Matovina de 1997, Without You: A trágica história de Badfinger.
"No Dice" é um termo de gíria que significa "não é possível". Foi o primeiro dos três álbuns intitulados pelo baixista Tom Evans. O termo foi originalmente usado em jogos de dados: quando um lance está fora do jogo ou não deitado, o lançamento não é válido e é classificado como "No Dice".
(Tradução livre do inglês da Wikipedia)

Novamente fica difícil classificar o Badfinger, afinal, como classificaríamos os Beatles? Rock'n'Roll? Power-Pop? British Pop? Classic Rock? Não sei, mas gosto deles pela digestão fácil e rápida, como os Beatles, músicas bem feitas (apesar de muito simples), como os Beatles, com bons músicos, diferente dos Beatles, mas com pouco carisma, também diferente dos Beatles, sem querer, evidentemente, fazer aqui nenhum tipo de comparação, afinal Beatles é Beatles, e não tem comparação!

2 comentários:

cloviswolff disse...

Grande Ser da Noite...
Acho que este post não está mais válido! Como não sei da possibilidade de reupar, fica a dica, de toda forma.
Apenas para dizer, que valeria muito a pena, para quem ainda não conhece esta ótima banda...
Grande abraço!

Ser da Noite disse...

OK, Clovis.
O link foi atualizado.
[ ]s