terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Três bandas progressivas no palco: Aunt Mary, Man e Curved Air.

Como diz o famoso (só no Brasil mesmo...) dublê de filósofo e apresentador de TV, Faustão: quem sabe faz ao vivo. E aí não tem como discordar do morrinha, pois realmente é no palco que se vê se a banda presta. Muitos grupos fizeram a fama com discos de estúdio; quando iam se apresentar ao vivo, era um desastre.
Então coloco em julgamento três bandas do chamado rock progressivo, com seus respectivos discos ao vivo. Mas não sei se é o caso, porque, na verdade, todas se sentiam mais à vontade nos shows do que nos estúdios, e, portanto, suas apresentações ao vivo costumavam ser feéricas. Mas, enfim, julguem vocês mesmos.













Aunt Mary (1981) Live Reunion

Músicas:
1. Playthings Of The Wind (Christiansen) 3:13
2. Joinin’ The Crowd (Christiansen, Gundersen) 4:32
3. All We’ve Got To Do Is Dream (Christiansen, Gundersen) 6:19
4. Wild Turkey (Aunt Mary) 4:20
5. I’ve Got News For You (Alfred) 4:20
6. G Flat Road (Christiansen, Gundersen) 15:20
Músicos:
Bjørn Christiansen: Guitar, Vocals
Svein Gundersen: Bass, Vocals
Ketil Stensvik: Drums








[FU] [92MB @320kbps]


Segue uma minúscula biografia da banda, extraída do site Prog Archives e traduzida livremente do inglês.
Uma das primeiras e por muitos considerada uma das definitivamente melhores bandas progressivas norueguesas. Sua música é uma mistura de heavy e hard rock, combinada com claras influências do gênero sinfônico. O som mais sinfônico, no entanto, não apareceu até o seu terceiro e último álbum de estúdio, “Janus”. Um grande álbum-conceito, para começar. Se você quiser o mais retumbante som proveniente da Aunt Mary, procure pelo disco de 1972, “Loaded”. Músicos altamente qualificados, combinados com boas e criativas melodias, fizeram da Aunt Mary uma importante banda da Noruega para se familiarizar.













Man (2007) Live At The Padget Rooms, Penarth (1972)

Músicas(*):
1. Spunk Rock (24:49)
2. Many Are Called But Few Get Up (Ace, Jones, Leonard, Williams) 10:42
3. Angel Easy (5:16)
4. H. Samuel (Ace, Jones, Leonard, Williams) 19:27
5. Romain (20:36)
6. Daughter Of The Fireplace (Leonard) 7:57
(*) Segundo a Wikipedia, no relançamento em CD do disco, em 2007, foram acrescentadas três faixas bônus (“Spunk Junk”, “Angel Easy” e “Romain”), porém sem indicação dos autores das músicas
Músicos:
Martin Ace: Bass, Guitar, Vocals
Micky Jones: Guitar, Vocals
Deke Leonard: Guitar, Vocals
Terry Williams: Drums, Vocals








[FU] [160MB @256kbps]


Bruce Eder escreveu, para o site allmusic, a biografia da banda, que vai adiante em tradução livre do inglês.
Man foi uma das bandas mais promissoras saídas do País de Gales no início dos anos 70. Junto com Brinsley Schwarz, a banda ajudou a estabelecer o núcleo do som pub rock, mas o grupo apostou mais alto e também teve um componente progressivo no seu trabalho que o diferenciava de muitos de seus rivais. Man surgiu como um grupo vocal do tipo Four Seasons cumulado com Beach Boys, com base em Swansea, País de Gales, chamado inicialmente de Bystanders, que começou a experimentar um som mais consistente, mais progressivo, no palco. A banda foi encorajada a prosseguir nessa direção, e assim foi formada: Micky Jones (guitarra e vocal), Deke Leonard (guitarra e vocal), John Clive (guitarra, teclados, vocais), Ray Williams (baixo) e Jeff Jones (bateria).
Seu primeiro disco, “Revelation”, lançado em 1969 pela Pye, foi um álbum-conceito, do qual resultou um sucesso europeu único, “Erótica”, que continha o som de um orgasmo e, por isso, não entrou nas paradas inglesas. Seu segundo álbum, “2 Ozs. Of Plastic With A Hole In The Middle”, mostrou uma ligeira nova tendência da banda, com um som de estúdio quase ao vivo e mais interação criativa entre as guitarras, que alguns críticos compararam ao início da carreira da Quicksilver Messenger Service e outra bandas da Costa Oeste. Deke Leonard, em particular, cujo modo de tocar foi fortemente influenciado por Mick Green, da Pirates, tornou-se a estrela do grupo, por aclamação popular. Quando seu contrato com a Pye Records terminou em 1969, o grupo assinou com a United Artists-Liberty, com uma nova seção rítmica composta por Terry Williams na bateria e vocais e Martin Ace no baixo. Seu terceiro álbum, “Man”, foi um sucesso, e o disco seguinte, “Do You Like It Here, Are You Settling In”, de 1971, rendeu vários shows populares.
Em fevereiro de 1972, o grupo apareceu no Greasy Truckers’ Ball, um concerto beneficente realizado em Londres, que foi gravado para a posteridade, ao lado da Brinsley Schwarz e Hawkwind. Seu desempenho foi tão impressionante que o chefe da United Artists, Andrew Lauder (que também foi responsável por ajudar o pós-Flamin’ Groovies, Roy Loney, a apresentar-se junto), encorajou a banda a gravar um álbum ao vivo. O resultado foi o “Live At The Padget Rooms, Penarth”, o disco inovador da banda, apesar de ter sido originalmente lançado em uma edição limitada de 8.000 cópias. O álbum se tornou um cobiçado item de colecionador, na Inglaterra, e de repente o grupo despertou a atenção da maioria do público comprador de discos.
Infelizmente, foi depois do lançamento desse álbum que Deke Leonard decidiu sair da banda e seguir carreira solo, na qual ele começou com o bem sucedido álbum “Iceberg”. Man estava construindo sua reputação, e seu próximo álbum, “Be Good To Yourself At Least Once A Day”, rendeu algumas boas canções (incluindo “Bananas”). Nesse ponto, a Pye lançou uma retrospectiva dos seus dois primeiros álbuns, enquanto a formação do grupo na época começou a mudar novamente – Deke Leonard estava de volta para gravar “Rhinos, Winos And Lunatics”, e o disco “Slow Motion” levou o grupo à sua primeira turnê americana. Seguiu-se o seu primeiro deslize grave, uma união com o integrante da Quicksilver, John Cippolina, para a produção de um álbum decepcionante, “Maximum Darkness”. “The Welsh Connection”, lançado pela MCA em 1976, marcou o fim da história do grupo original, embora a banda tenha desovado mais um disco, “All's Well That Ends Well”.
Durante a década de 1980, Micky Jones reuniu o grupo e os membros interessados (inclusive Deke Leonard) e encontrou um trabalho estável no circuito de rock pub. Enquanto isso, Terry Williams passou a participar da Rockpile e da Dire Straits. O interesse na Man era forte o suficiente para justificar o lançamento de uma compilação, “Perfect Timing: The U.A. Years”, em 1991. Em meados dos anos 90, a Beat Goes On começou a relançar os álbuns individuais da Man e o trabalho solo de Deke Leonard em CD.













Curved Air (1974) Live

Músicas:
1. It Happened Today (Kristina, Monkman) 5:34
2. Marie Antoinette (Kristina, Way) 6:58
3. Back Street Luv (Eyre, Kristina, Way) 3:47
4. Propositions (Monkman) 8:02
5. Young Mother (Kristina, Way) 9:06
6. Vivaldi (Way) 9:24
7. Everdance (Monkman) 6:01
Músicos (*):
Philip Kohn: Bass, Guitar
Sonja Kristina: Vocals
Francis Monkman: Organ, Synthesizer, Guitar, Keyboards
Florian Pilkington Miksa: Percussion, Drums
Darryl Way: Violin, Keyboards, Vocals
(*) Line-up extraído do site allmusic








[FU] [63MB @ABR]


A biografia da banda consta na Wikipedia brasileira, tal como segue, com pequenas correções.
O Curved Air foi fundado em 1969 por Francis Monkman (teclado e guitarra), Darryl Way (violino e vocal), Sonja Kristina Linwood (vocal), Florian Pilkington-Miksa (bateria) e Rob Martin (baixo). O grupo surgiu da banda Sisyphus, e foi nomeado por Monkman como referência à obra A Rainbow in Curved Air, do compositor contemporâneo Terry Riley.
A formação sofreu várias modificações, com Ian Eyre tomando o lugar do baixo no segundo álbum e Mike Wedgwood no terceiro. Outros membros incluem Eddie Jobson (posteriormente no Roxy Music, Frank Zappa e Jethro Tull), Stewart Copeland (The Police) e Tony Reeves (ex-Greenslade, Colosseum e John Mayall). Somente Sonja Kristina restou como membra original da banda. Monkman, posteriormente, saiu da banda para tocar com John Williams na banda Sky.
Os músicos originaram-se de diferentes escolas musicais, variando da música erudita, música folk e música eletrônica, resultando em uma mistura de rock progressivo, folk rock e fusion no som da banda.
O primeiro álbum foi lançado em 1970. Air Conditioning alcançou a oitava posição nas paradas do Reino Unido. Em 1976 a banda gravou seu último álbum e acabou se dividindo. Periodicamente a banda ainda reúne-se em sua formação original para concertos, que resultou em 1990 no lançamento do álbum ao vivo Lovechild, que foi gravado em 1973 (sic; a conclusão não tem nada a ver com a premissa; se o disco foi gravado em 1973, não há relação com as esporádicas reuniões do grupo depois da sua dissolução).

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