quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PERDIDOS NO ESPAÇO: KLAATU



O Klaatu foi um conjunto canadense, fundado em 1973 e rotulado de "progressivo" pela maioria, era formado pelos multiinstrumentistas e vocalistas John Woloschuk, Dee Long e Terry Draper. A despeito de sua trajetória ser um mar de incertezas, contradições e boatos (principalmente nas questões onde envolve o nome dos Beatles - seja jogada de marketing ou mal entendido de alguém - e nas "influencias" ou "referencias" a coisas místicas e seres de outro planeta) considero que musicalmente eles tem uma grande importância pois suas canções eram um híbrido de tudo o que muita gente anseiava ou imaginava àquela época, uma incessante busca por qualquer microscópico fato extra-terreno, certamente influenciados pela "corrida espacial".

Trata-se de uma música com ótimos arranjos vocais e instrumentais, porém, longe de ser definida como "de gosto popular". Mas, meus ouvidos particularmente apreciam ...

Os álbuns que posto a seguir são dois momentos bem distintos da banda, sendo que o "3:47 EST" (lançado nos EUA simplesmente como "Klaatu") é o primeiro disco, lançado pela Capitol Records e produzido por ninguém menos que Terry Brown, retratando toda a criatividade aflorada e o esmero da produção; o outro "Sir Army Suit" considero o "patinho feio" já que algumas músicas são demos antigas, a capa é a única que não foi pintada por Ted Jones, a produção não foi de Terry Brown (que produziu todos os outros) e a banda estava num "recesso criativo" provocado pelo antecessor álbum "Hope", mas revelou-se, apesar de tudo, um belo trabalho.



(1976) 3:47 EST

"3:47 EST é o primeiro álbum do Klaatu lançado em agosto de 1976. O álbum foi renomeado Klaatu quando lançado nos EUA pela Capitol Records. É considerado um dos maiores álbuns da banda (juntamente com "Hope"), utilizando o mesmo tipo de rock psicodélico Beatlesque (no estilo do "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" and "Magical Mystery Tour"), com algumas novidades, mais notadamente distorções vocais, mais instrumentos de apoio e alguns obscuros instrumentos musicais como cítaras elétricas. O Juno-nomeado capa do álbum foi pintado por um amigo de longa data da banda, o talentoso artista gráfico Ted Jones.
Por várias razões, foram espalhados boatos na esteira do lançamento do álbum de que Klaatu era, na verdade, uma reunião secreta dos Beatles. Embora muitas das canções do álbum não terem nenhuma semelhança com qualquer coisa no catálogo dos Beatles ( "California Jam" e "True Life Hero", por exemplo), vários outros números - especialmente "Sub-Rosa Subway" - são toques mortos para o Fab Four.
O álbum teve um sucesso moderado nos Estados Unidos, talvez em parte como resultado dos boatos sobre os Beatles." (Wikipedia - tradução livre do Inglês)


Track list:
01. "Calling Occupants of Interplanetary Craft"
02. "California Jam"
03. "Anus of Uranus"
04. "Sub-Rosa Subway"
05. "True Life Hero"
06. "Doctor Marvello"
07. "Sir Bodsworth Rugglesby III"
08. "Little Neutrino"


[MU] [82MB]


(1978) Sir Army Suit

"Sir Army Suit é o terceiro álbum gravado pelo Klaatu. Notou-se por ser visivelmente diferente de seus dois álbuns anteriores, 3:47 EST e Hope, adotando um sentimento mais pop (como a canção "Juicy Luicy", sendo uma Disco Song). Muitas dessas canções são recuperações de demos que a banda fez antes da fama e foram revividos devido a John Woloschuk ter passado um ano escrevendo e organizando o "Hope álbum" deixando-o artisticamente esgotado. Outro dos compositores principais da banda, Dee Long , "segurou o rojão" com várias novas composições e, finalmente, co-produzindo e projetando as gravações, enquanto o produtor regular da banda, Terry Brown, estava ocupado trabalhando com o Rush e Webster Max.
Apesar disso, porém, o álbum é geralmente bem visto por fãs do grupo."(Wikipedia - tradução livre do Inglês)


Track list:
01. "A Routine Day"
02. "Juicy Luicy"
03. "Everybody Took a Holiday"
04. "Older"
05. "Dear Christine"
06. "Mister Manson"
07. "Tokeymor Field"
08. "Perpetual Motion Machine"
09. "Cherie"
10. "Silly Boys"


[MU] [34MB]

Nenhum comentário: