segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A Passion Play




JT: A Passion Play (1973)

Em 1973 dois dos grupos mais importantes da música progressiva lançaram albums que, apesar de venderem bem, foram crucificados pelo fato de apresentarem música e letras consideradas pretensiosas, complexas e de certa maneira ininteligíveis: O Yes com o Tales From Topographic Oceans e o Tull com este A Passion Play.

Sucessor do Thick As A Brick (que aliás é um disco também bastante complexo), A Passion Play igualmente apresenta duas faixas contínuas, originalmente uma para cada lado do LP. E se a temática de Brick já não era facilmente compreensível, a de Passion Play foi mais além: repleta de metáforas, trocadilhos - complicados mesmo para os ouvintes que tinham o inglês como idioma nativo - o tema em si do album era difícil: meditações sobre os mistérios da morte e da vida.

As críticas negativas da época (aliás, esse disco ainda é muito criticado por certos setores) aborreceram bastante a Ian Anderson, o suficiente para que logo surgissem informações de que não mais o grupo realizaria turnês, e mesmo que a banda acabaria. Claro que nada disso aconteceu, e após um hiato o grupo lançou War Child, com composições curtas, temas musicais mais acessíveis, e a vida continuou.

De qualquer forma, A Passion Play é sem dúvida um album muito interessante. Não é uma audição fácil, mas para aqueles que se mostrarem dispostos a navegar pelas suas complexidades musicais e poéticas, podem surgir muitas surpresas; se essas serão agradáveis ou não, dependerá de cada um.

Link online para as letras:
http://www.collecting-tull.com/Albums/Lyrics/APassionPlay.html

Track List (CD) e Line Up:

1. "A Passion Play, Part 1" (21:35)
inclui "The Story of the Hare Who Lost His Spectacles" (Anderson / Hammond / Evan)
2. "A Passion Play, Part 2" (23:30)

Ian Anderson - flute, acoustic guitar, saxophones, Vocals
Barriemore Barlow - drums, percussion
Martin Barre - electric guitar
John Evan - piano, organ, synthesizers, vocals
Jeffrey Hammond - bass guitar, vocals, narrator on "The Story of the Hare Who Lost His Spectacles"


Todas as composições, exceto onde indicado, e produção, por Ian Anderson



[65MB @192 kbps CBR]

Nenhum comentário: