quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

IF - Se...



IF foi uma banda seminal formado em 1969 como resposta da Grã-Bretanha para as bandas pioneiras americanas Blood, Sweat and Tears e Chicago. Diferentemente desses grupos, no entanto, não se dispunha de um trompete ou um trombone, mas em vez disso apresentava dois saxofonistas.
Essencialmente uma banda ao vivo, fiel às suas fortes influências de jazz, IF era um dos poucos grupos do jazz rock, tanto então como agora, cujos solos eram apresentados por todos os membros da banda e não só pelos instrumentistas principais.
Como os pioneiros anteriores Chicago, IF era difícil de classificar e, como qualquer de seus contemporâneos, eles pareciam fora do lugar onde eles tocavam, pois eram considerados muito "jazzy" quando comparados com os grupos com uma orientação mais rock e blues ou muito "hard" quando comparado com as "jazz-oriented bands".
Eles excursionaram extensamente pela Europa e pelos Estados Unidos durante a década de 1970, com duas turnês americanas durante seu primeiro ano, se apresentando na maior parte dos locais e festivais mais importantes da época, incluindo Newport, Reading, Fillmore East (10 de novembro de 1970, compartilhando a apresentação com Black Sabbath e Small Faces) e Fillmore West, Whisky A Go-Go, e The Marquee.
Eles também compartilharam a apresentação com, entre outros, Miles Davis, Muddy Waters, Willie Dixon e Leon Russell, bem como muitas das bandas de rock clássico da época, tais como Cream, Traffic, Yes, Grand Funk Railroad, Ten Years After, KISS, Dr. Hook and the Medicine Show e Lynyrd Skynyrd.
IF assim se tornou um dos grupos mais altamente aclamados dos anos setenta passando porém para completamente desconhecidos em um curto espaço de tempo, apesar dos recordes de vendas e "casa cheia" em todas as suas apresentações.
A banda foi gerenciada e os seus álbuns produzidos por Lew Futterman, que já havia produzido estrelas americanas do Jazz e Soul como Brother Jack McDuff e JJ Jackson, entre outros.
Assinado por Chris Blackwell, um fã entusiasmado desde os primórdios, para a Island Records no Reino Unido e para a Capitol Records nos E.U.A., seu primeiro álbum, "If" (1970), entrou nas paradas em ambos, nos Estados Unidos (Billboard) e no Reino Unido, bem como ganhou um prêmio de design pela sua capa, e foi seguido no mesmo ano pelo "If 2", também lançado pela Island e pela Capitol.
Os álbuns "If 3" (1971), "If 4" e "Waterfall" (1972) foram acompanhados de grandes turnês pelos Estados Unidos e Europa, especialmente na Grã-Bretanha e Alemanha, onde a banda apareceu na TV (BBC Top of the Pops / Old Grey Whistle Test no Reino Unido e uma de suas faixas foi usada como uma canção de abertura para um canal de notícias na Alemanha, assim como a execução ao vivo (Setembro de 1971) no Bremen TV Beat-Club, dividindo o palco com Canned Heat e Deep Purple, entre outros).
Finalmente, após um extenso período de gravações e turnês, no verão de 1972, a banda teve que abandonar a estrada no meio de uma turnê americana quando Dick Morrissey teve que se submeter a uma cirurgia de grande porte. Como resultado deste break-up, infelizmente, os demais membros da banda partiram para trabalhar em outros projetos, encerrando assim o IF as suas atividades.
(Wikipedia - tradução livre do inglês)



(1972) Waterfall




Cliff Davies - Drums
Dennis Elliott - Drums
J.W. Hodgkinson - Vocals, Percussion
John Mealing - Piano, Organ
Dick Morrissey - Saxophones, Flute, Vocals
Dave Quincy - Saxophones
Jim Richardson - Bass
Terry Smith - Guitar
Dave Wintour - Electric & Acoustic Guitar, Bass, Vocals





01- Waterfall
02- The Light Still Shines
03- Sector 17
04- Paint Your Pictures
05- Cast No Shadows
06- Throw Myself To The Wind

Bonus Tracks
07- You In Your Small Corner
08- Waterfall (Single Version)
09- Waterfall (Radio Station Mono Version)


[MF] [95MB]


(1974) Not Just Another Bunch Of Pretty Faces




Geoff Whitehorn – electric and acoustic guitars and vocals
Cliff Davies – drums, congas, vibes and vocals
Dick Morrissey – saxes and flute, lead vocal "Still Alive"
Gabriel Magno – Hammond organ, electric and acoustic piano, electric harpsichord
Walt Monaghan – bass guitar and vocals
Mike Tomich – electric bass on "In The Winter Of Your Life"





01- "In the Winter of Your Life"
02- "Stormy Every Weekday Blues"
03- "Follow That with Your Performing Seals"
04- "Still Alive"
05- "Borrowed Time"
06- "Chiswick High Road Blues"
07- "I Believe in Rock & Roll"


[MF] [67MB]

Nenhum comentário: