sexta-feira, 20 de novembro de 2009

The Wildbirds e Township by Dugabowski

Duas boas bandas de rock clássico dos anos 2000: The Wildbirds e Township.


The Wilbirds (2007) Golden Daze
[Rock]

Músicos:
Jon Jon Fries: Vocals, Percussion
Mathew Reetz: Lead Guitar, Mellotron
Nicholas Stuart: Lead Vocals, Guitar, Acoustic Guitar, Piano
Michael Christopher: Bass
Additional Guitars on “Hard On Me” by Greg Gordon; “421” by Greg Fidelman

Músicas:
1. 421 (Everybody Loves You)
2. Shake Shake
3. Hard On Me
4. It's Alright Now
5. Way Down Low
6. All Get Away
7. Where Has Goodness Gone
8. Someday We Will All Fly Away
9. Slow Down
10. Please Don’t Go
11. Suzanna

O texto a seguir é uma miniminibiografia da Wildbirds, perpetrada por J. Scott McClintock para o site “allmusic” e vertida livremente do inglês.
Uma banda dedicada a turnês, a Wildbirds começou em 2005, em uma cabana de caça isolada nas profundezas do Wisconsin. Lá, os seus integrantes Nicholas Stuart (vocal e guitarra), Mateus Reetz (guitarra), Hugh Masterson (baixo) e Jon Jon Fries (bateria) conjuraram algumas canções de rock despojado e enviaram as toscas músicas para as gravadoras, apenas para ver se alguém morderia a isca – e a Universal Republic mordeu, em 2006. O produtor Greg Fidelman (U2, Green Day, Tom Petty, Red Hot Chili Peppers) e o engenheiro Greg Gordon (Oasis, Hot Hot Heat, Jet) foram encarregados de dar um polimento ao disco de estréia da Wildbirds, “Golden Daze”, e, em 2007, o álbum foi concluído e colocado na rua. Convertendo um pequeno ônibus num hotel rodante (observação minha: no site da banda no “myspace”, há fotos da caranguejola; é literalmente um cacareco), os rapazes da Wildbirds saíram em três grandes excursões pelos Estados Unidos e Canadá, com planos de ir ao Reino Unido em 2008 (comentário meu: não há notícias se os planos da banda deram certo...).


[SB] [33MB @128kbps]



Township (2007) Township
[Rock]

Músicos:
Greg “Millions” Beadle: Lead Drums, Lead Percussion, Kitchen Trash Can Defiler
John “Floyd Pepper” Sheeran: Lead Bass, Cheekbone Cover Model
Alex “Mike Oor” Necochea: Lead Guitar, Lead Vocals, Carlo Rossi Inspector
Marc “Stevie Raven” Pinansky: Lead Vocals, Lead Guitar, Lead Keys, Man-Boy Unifier

Músicas:
1. Sinister Minister
2. Beaver Fever
3. Beyond Free
4. Goodnight Moon
5. Good Girl
6. Moderated Man
7. Winter Song
8. Jack Shack
9. Burnin
10. The Happy Pumpkin
11. St. Anthony

Um pouco da história da banda é contada adiante, através de texto tirado do seu site e traduzido livremente do inglês.

The Boston Phoenix considerou a Township um supergrupo, com sua “transcendente fase de ‘rock stadium’ dos anos 70, que soa como o The Who anabolizado com um twist afro-latino” (comentário meu: quem tiver uma tradução melhor para “transcendent bout of ‘70’s stadium rock that sounds like The Who on steroids with an Afro-Latin twist”, é só colocar aí nos comentários). É difícil de acreditar que a vencedora do WBCN Rock n’ Roll Rumble (observação minha: trata-se de uma “batalha de bandas”, muito comum nos EEUU, realizada em Boston e patrocinada pela rádio FM WBCN) só existe há pouco mais de um ano, mas tudo fica de lado quando o grupo pisa no palco. Nomeada para dois prêmios do Boston Music Awards de 2007 (Melhor Grupo Revelação e Melhor Banda de Rock), a Township foi formada em 2006 por Greg Beadle (Cancer Conspiracy), Pinansky Marc (Runner and Thermodynamics), e John Sheeran (SPiTZZ) (nota minha: os apelidos dos músicos, ou seja lá o que isso for, que é uma tradição tipicamente americana, preferi não traduzir, porque ou são intraduzíveis ou iriam soar ridículos). A banda imediatamente autopromoveu-se com um EP, gravado por ela e com edição limitada, cujo single “Gunnin Thru the Nite” rapidamente se tornou um sucesso nas rádios locais, sendo tocada inclusive nos horários nobres. Um vídeo formidável de 35 milímetros foi criado para a música por profissionais calejados de New York, os produtores/cinegrafistas/diretores Josh Litwhiler e Steve Maing. Novas cópias do EP foram feitas às pressas, depois de esgotada a tiragem inicial, e uma outra música, “The Major”, foi lançada internacionalmente na trilha sonora do DVD “Ski Porn”, que contou, dentre outras, com as bandas Wolfmother, Kasabian, Rare Earth e Jefferson Starship. Esta canção foi imediatamente adotada (com permissão) pela Pacific Sunwear e foi apresentada num vídeo internacional de skate lançado pela Globe Shoes, em que os Rolling Stones também estão presentes.

A reputação estelar que a Township ostenta atualmente supera seus sucessos gravados, ganhando o respeito de todas as bandas que têm partilhado o palco com ela – Incubus, BRMC, Perry Farrell's Satellite Party, The Bravery, Extreme, The Click Five, Bobby Brown, The Fiery Furnaces, Hockey Night, The Ark, The Mooney Suzuki, Richard Lloyd, Bad Wizard, The Drive-By Truckers, Cetro-Matic e Alice Cooper.
O EP “The Ladywood” foi lançado em março (de 2007, acrescento eu) com base no sucesso que a música “Give It To It” fez no catálogo “myspace”, tendo sido nomeada canção local do ano de 2007 pela WBCN. A banda agora tem conseguido encaixar bastante shows, divididos em duas sessões cada um e apresentações de mais de duas horas. A Northeast Performer (nota minha: parece ser uma publicação de uma produtora de shows americana) deu à banda a capa de junho de 2007, com todos os meios de imprensa local cantando louvores às suas apresentações e gravações.

O primeiro disco longo da Township, “Coming Home”, teve o seu lançamento em 29 de fevereiro (de 2007, adiciono eu novamente), no “TT the Bears”, e apesar da atenção das gravadoras, foi o primeiro a ser autolançado, devido à intensa procura (os “Townies”, como eles próprios se denominam). Este é o rock and roll na sua essência – coração, suor, arrogância, humor, libido e potência, com todos os outros gêneros musicais sendo devorados e reinterpretados ao longo do caminho. Shows ao vivo invocam o espírito do revival, com a banda e o público atingindo o esgotamento só para renascerem e iluminarem-se. Um sentimento de união entre a banda e os fãs é formado, com canções encantadoras se repetindo aos ouvintes e performances trazendo liberdade a todos os presentes.


[SB] [39MB @192kbps]

Nenhum comentário: