segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Labyrinth



Kit Watkins: Labyrinth (1981)

O tecladista americano Kit Watkins iniciou sua carreira no Happy The Man, cujo album Crafty Hands já foi postado aqui no SdN.
Como a banda perdeu o contrato de gravação com a Arista, após passar um período somente de apresentações ao vivo, surgiu o convite da banda inglesa Camel, e Kit abandonou seu grupo original, o que sem dúvida acelerou o processo de separação, ainda que não-oficial, do HTM.

Com o Camel, Kit gravou somente um album (I Can See Your House From Here, de 1979), desligando-se após, embora tenha continuado a tocar com eles em turnês até 1982. O trabalho de Kit com a banda pode também ser ouvido nos bootlegs "oficiais" On The Road 1981 e 1982.















Camel, fase 1979-1981: Da esquerda para a direita, Jan Schelhaas(teclados), Kit Watkins(teclados), Andrew Latimer(guitarra, vocais), Andy Ward(bateria, percussão), Colin Bass(baixo, vocais) - foto, divulgação Camel.


É produto daquela época o album Labyrinth. Podemos nele verificar influências tanto do Happy The Man - algumas das músicas foram elaboradas para o previsto, mas não concretizado, terceiro album oficial da banda pela Arista (*), quanto, obviamente, do Camel. Um dos temas de Labyrinth, Mount St. Helens, é a composição original da qual foi derivada a canção Docks no album Nude (1981) da banda inglesa.

Desde que saiu do Camel, Kit optou por seguir carreira solo, gravando em vários estúdios, inclusive próprios, e com o correr dos anos dedicou-se à chamada música "ambiente", mas sempre com discos e produções caprichadas, de primeira linha e criativas.

Outro dado interessante é que muitos discos do tecladista, como este Labyrinth, encontram-se no site oficial do músico, para download gratuito, em 256 kbps, com artes de capa (quase sempre feitas por ele, de ótima qualidade) inclusas nos arquivos de download. O link aqui disponibilizado aponta para o citado site.

O baterista francês Coco Roussel gravou os albuns Live e 3rd...Better Than Late com o Happy The Man.

Os discos mais recentes de Kit encontram-se disponíveis, para download (U$9.99), via site CDBaby.

Mais informações? Download de outros albums gratuitos de Kit?>> http://www.kitwatkins.com/

(*)Os demo tapes para o eventual terceiro disco oficial foram lançados posteriormente via CD pela Cuneiform Records, com o nome 3rd... Better Late. As músicas 4 e 6 do album aqui postado aparecem naquele disco.


Track List (CD) e Line Up:
1. Glass of Time
2. Mt. St. Helens
3. Coin-Op Era
4. Labyrinth
5. Spring 1980
6. While Crome Yellow Shine
7. Two Worlds
8. 4 Bars - 1 Unit
9. Spooks
10. Cycles I
11. Cycles II
12. Cycles III

Kit Watkins: keyboards, flute, percussion, production.
Coco Roussel: drums, percussion.



[108MB @256 kbps CBR]

Nenhum comentário: