segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Svitanie



M Efekt: Svitanie (1977)


No começo da década de 80, a Radio Fluminense FM (Niterói/Rio de Janeiro) apresentava um programa à noite, creio que aos domingos, sobre música progressiva. O interessante no entanto é que os produtores, cujos nomes não recordo mais, sempre levaram ao ar grupos e artistas praticamente desconhecidos aqui, oriundos de vários locais do planeta. Coisas que não se achavam nem nas lojas de LPs importados.
Assim, fomos todos apresentados a obras muito interessantes de grupos como Flame Dream (Suíça), Canarios (Espanha), Kebnekaise (Suécia), Corte Dei Miracolli e Cherry Five (Itália) - só para citar alguns - e , claro, à banda M Efekt, da hoje extinta, desde 1993, Tchecoslováquia.
Eu gravava todos os programas, e o pessoal da radio teve a generosidade de tocar todo o album Svitanie. E essa minha fita cassete teve uma três gerações ou mais de cópias ao longo dos anos.
O disco em si é muito bem executado e homogêneo, - no bom sentido do termo - repleto de passagens instrumentais intrincadas e com muitos climas (moods), sendo difícil apontar um destaque; o lado 02 original é ocupado pela suíte (19 minutos) Svitanie, que acredito, até mesmo para para os que não gostam do gênero, pode interessar.

A capa do LP original

A banda era formada por músicos extremamente competentes, porém sendo absoluto o destaque para o guitarrista Radim Hladik, possuidor de um estilo interessantíssimo, um dos melhores guitarristas que já escutei, equilibrando técnica apurada com muita criatividade e sentimento. E quando aqui menciono "sentimento" passo ao largo dos excessos tão comuns e artificiais e que transbordam quase sempre para a execução histriônica, melodramática, cheia de caras-bocas-cabelos ("toco pra caramba!!"), ou seja, canastrona mesmo.


Muitos e muitos anos depois, por uma circunstância completamente fortuita, um cidadão tcheco foi gentil suficiente para me enviar uma cópia em MP3 desse Svitanie e de outro disco da banda, o "33" (ambos então recém-lançados em CD por lá), sendo esta a versão que aqui está disponibilizada (como não veio com as capas, obtive-as na internet recentemente). Essa pessoa - que escreveu que chegou a ver alguns dos raros shows do M Efekt à época - contou-me um pouco da história da banda.

Nos idos de 1968, floresceram na Tchecoslováquia várias bandas de rock, jazz e R&B, com certeza contribuindo para isso os ventos liberais que por lá sopravam - reflexo da "Primavera de Praga", um movimento patrocinado pelo governo, numa tentativa de liberalização do rígido (perdão pela redundância) comunismo então dominante. Não durou muito, claro, à medida que logo logo as tropas do então "Pacto de Varsóvia" acabaram com o princípio de festa e o caldo voltou a engrossar. Desse movimento e de várias outras bandas surgiu o M Efekt (então chamado Blue Effect), já com Radim Hsalik. Gravaram alguns discos e o som da banda sofisticou-se. Por essa época, passaram a chamar-se Modry Efekt ("modry" em tcheco significa azul), pois na época as autoridades olhavam torto para qualquer tipo de símbolo vinculado à "decadente cultura ocidental", o que incluía estilos de música, idiomas, etc. Mais tarde, a palavra "modry" foi abreviada para o "M" adotado.

A banda continua em atividade, com o nome Blue Effect, sendo Radim o único membro original. E para os mais atentos, sim, a Gibson Les Paul preta que usava há mais de 30 anos é a mesma em que toca atualmente.





Um dos meus discos favoritos, com um de meus músicos prediletos, eis aí o Svitanie. Se por um lado o fato de não terem surgido em alguma país ocidental do "circuitão" do rock tenha vedado a eles as possibilidades de obtenção de um maior sucesso, o aspecto de viverem numa cultura fechada tornou o som da banda mais puro e honesto, sem pressões de gravadoras para criação de música mais "acessível".


Track List (CD) e Line Up:

Tradução dos títulos para Português entre parentesis. Qualquer correção, agradeço desde já.

1. Vysoká stolicka, dlhý popol (Cadeira Alta, Longas Cinzas) (10:12)
2. Ej, padá, padá rosenka (O Orvalho Está Caindo, Caindo) (6:36)
3. V sobotu popoludní (Numa Tarde de Sábado) (4:15)
4. Svitanie (Amanhecer) (19:35)

Bonus track, inclusa no CD de 1998:
5. Golem (1976) (6:47)


- Vlado Cech / drums, percussion
- Fedor Freso / bass, mandolin, vocals, percussion
- Radim Hladík / acoustic & electric guitars
- Oldrich Veselý / acoustic & electric pianos, organ, Arp & string synths, vocals




[RS] [68MB @192kbps CBR]

Nenhum comentário: