segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Playing The Foole



Gentle Giant: Playing The Foole (1975)

Este bootleg "Playing The Foole" do Gentle Giant foi gravado nos estúdios da Radio KMET de Los Angeles, em fevereiro de 1975 (a capa do disco menciona janeiro, que é improvável), para transmissão no mês subsequente.
O fato de ter sido gravado "ao vivo" numa estação de radio, deu ao som um aspecto único; tanto pela característica do meio ao qual se destinou (transmissão FM, o que implica em determinados padrões específicos de equalização, por exemplo), como pela ausência de mixagens mais elaboradas, o que seria de se esperar de um produto "comercial", tanto os gravados em estúdio como em concertos. O resultado, assim, é que este disco é um dos mais bem conceituados pelos admiradores e colecionadores da banda.

Adicionalmente, os instrumentais apresentam algumas diferenças, discretas em maioria, em relação às versões originais de estúdio e mesmo àquelas executadas em concertos convencionais ao vivo.
O Gentle Giant foi uma banda única em vários aspectos. Altamente original, seus componentes eram todos multi-instrumentistas, e produziam músicas com arranjos (inclusive vocais) bastante complexos, executados ao vivo de forma praticamente idêntica às versões de estúdio. Um video do Gentle Giant em concerto demonstra bem a ginástica executada pelos componentes da banda, no intercâmbios de instrumentos.

Evidemente que com uma proposta sonora dessa natureza, o Giant nunca foi uma banda "progressiva" popular, nos mesmos moldes que EL&P, Yes ou Genesis. Tiveram (e ainda têm) uma base de fãs ardorosos (na qual me incluo, evidentemente) principalmente em alguns países da Europa Continental e nos EUA. Sempre também tiveram uma imagem e comportamento de BANDA, ao invés de serem um conjunto de egos inchados e presunçosos que, quase por acaso, formaram um grupo. Todos virtuoses, seus nomes individuais são conhecidos apenas por seus admiradores, e raramente apareciam nas listas de melhor "isso" ou "aquilo", e duvido que alguma vez tenham sido citados nas tais enquetes. Nenhum deles gravou albuns-solo, nunca se ouviu daqueles músicos coisas como "saio da banda para melhor exprimir minha musicalidade" e xaropadas do gênero.
Após 10 anos de carreira, 12 albuns gravados, o Giant dissolveu-se, tendo sido seus últimos três discos um afastamento expressivo do som original da banda, em função de pressões de gravadoras para que fizessem algo mais vendável/rentável/comerciável. Com o fim do grupo, foram tratar de outras atividades, e felizmente têm se recusado a reunirem-se musicalmente seja sob que pretexto for, com a exceção do guitarrista Gary Green, do baterista Malcolm Mortimore (tocou no album Three Friends) e, durante um tempo, pelo tecladista Kerry Minnear, que formaram o grupo Three Friends com a participação de outros instrumentistas, onde executam músicas dessa banda fantástica que, sim, sem dúvida, merece como poucas a categorização de Progressiva.

A versão aqui apresentada foi ripada do vinil original, idem a capa. No arquivo está incluída a música "The Power and The Glory", que não foi gravada na mesma sessão da KMET. Foi composta para ser lançada em compacto (não vendeu quase nada, claro) e permaneceu inédita em LP(e CD) por muitos anos, somente aparecendo como bonus em versão recente do album do mesmo nome.
O nome desse boot é, evidentemente, uma blague com o do oficial ao vivo "Playing The Fool".


Track List e Line Up:
1. Proclamation
2. Funny Ways
3. Experience
4. So Sincere
5. The Advent Of Panurge
6. Mister Class And Quality?
7. The Power and the Glory

* Derek Shulman – vocals, saxophone, recorder, bass, percussion
* Ray Shulman – bass, violin, recorder, trumpet, acoustic guitar, percussion, vocals
* John Weathers – drums, percussion, vibraphone, xylophone, guitar, vocals
* Kerry Minnear – vocals, keyboards, cello, recorders, acoustic guitar, vibraphone, percussion
* Gary Green - Guitars, recorder, percussion, vocals
Todas as composições por Shulman, Shulman e Minnear, exceto as faixas 2, 5 e 6 nas quais existe mais um Shulman nos créditos (Phil), vide abaixo.

Obs: Phil (saxes, trumpete, recorders, vocais), o mais velho dos irmãos Shulman, participou da banda até o quarto album(Octopus). "Playing The Foole" foi gravado após sua saída. Virou dono de uma loja de presentes (Gift Shop) numa cidadezinha inglesa.



[RS] [77MB @256kbps CBR]

Nenhum comentário: