sábado, 28 de novembro de 2009

PFM - Stati Di Immaginazione


PREMIATA FORNERIA MARCONI (2007) Stati Di Immaginazione
[Progressive Rock]

Line-up:
- Franz Di Cioccio / drums, percussion
- Patrick Djivas / bass, fretless bass, plastic flute
- Franco Mussida / electric, classic and acoustic guitars

Special guest:
- Lucio Fabbri / violin, keyboards

Featuring:
- Gianluca Tagliavini / keyboards, Hammond organ, Moog

Track list:
1. La terra dell'acqua (8:17)
2. Il mondo in testa (3:58)
3. La conquista (6:29)
4. Il sogno di Leonardo (6:44)
5. Cyber Alpha (4:28)
6. Agua Azul (3:53)
7. Nederland 1903 (3:23)
8. Visioni di Archimede (9:00)


[MU] [64MB]

Semana passada nosso colaborador Oneplusone postou o que eu reputo um dos melhores Discos do PFM "Photos of Ghosts", com um excelente texto (só que de 1997) que nosso grande amigo Marcelo "Mad Lee" (profundo conhecedor de Prog e seus derivados e correlatos) ao completar as informações do texto citou o Disco que hoje estou postando.
Pegando este "gancho", tanto da postagem quanto da informação, fui atrás do referido Disco, que eu não conhecia diga-se de passagem, e qual não foi a minha surpresa ao ouví-lo que trata-se de um excelente Disco e daí decidi que valia a pena postá-lo no meu espaço aqui no Blog, para fecharmos este "Ciclo" do Premita Forneria Marconi aqui no Seres da Noite.
Desnecessário falar algo sobre o conjunto, pois tudo o que foi dito na citada postagem está mais do que suficiente, porém, este Disco me surpreendeu pela simplicidade e beleza das canções, o trabalho de harmonia sonora (ponto forte do PFM na minha opinião), a coragem de lançar um álbum totalmente instrumental com nomes das canções em italiano (apesar da fama conquistada mas preconceitos costumam durar muito tempo) e o fato de estarem na estrada até hoje com muita dignidade e competência.
Porisso eu recomendo bastante este disco, mesmo áqueles que "torcem o nariz" para o progressivo, pois antes de mais nada trata-se um belo disco instrumental.

Nenhum comentário: