segunda-feira, 13 de julho de 2009

Yellow Matter Custard - Beatles Tribute (Live) (2003)


Yellow Matter Custard (2003) Beatles Tribute (Live)

O que poderia fazer com que caras acostumados a tocar músicas complexas, que exigem um alto grau de virtuosismo, gravassem um disco exclusivamente de músicas dos Beatles? Mike Portnoy(Dream Theater, Transatlantic, Liquid Tension Experiment), Neal Morse (Spock's Beard, Transatlantic), Matt Bissonette (Joe Satriani Band) e Paul Gilbert (Mr. Big), têm a resposta. Paixão.
Esse bootleg 'oficial' foi gravado num dos dois únicos shows que fizeram em 2003 e saiu pela gravadora de Neal Morse. Escolheram - se é que ainda se possa afirmar isso - somente músicas não-óbvias dos Beatles, obedecendo quase que rigorosamente os arranjos instrumentais e vocais originais, e instrumentos idem, na maioria das vezes (guitarra Rickenbacker, baixo Höfner, bateria Ludwig). E o melhor, divertiram-se um bocado; isso dá para perceber pelo audio aqui apresentado, porém mais ainda no video que foi realizado, também disponível no mercado e no Youtube.
Uma de minhas passagens favoritas acontece em 'No Reply', quando ao acabarem a música, Portnoy fala para os outros membros: "esse é o melhor refrão ('bridge') jamais escrito. É fabuloso. Vamos tocá-lo de novo. Um, dois, três..."

If I were you I'd realize that I
Love you more than any other guy.
And I'll forgive the lies that I
Heard before when you gave me no reply...

Não irei fazer uma análise sociológica (haja saco!!) ou técnica aqui, mas acho que eles (Yellow Matter Custard) perceberam uma coisa que muita gente não entendeu até hoje: que por trás das melodias, arranjos e letras "simples" dos Beatles, essencialmente até o disco 'Help!' esconde-se um altíssimo grau de inovação (diria mesmo único), especialmente nas linhas melódicas, tão copiadas até hoje, nesses tempos tão medíocres e ridículos que vivemos, em vários sentidos, quanto mais em termos de criatividade. E a quantidade avassaladora, enorme, de livros e textos que já foram escritos sobre a banda são uma das provas disso.

Não sou profeta, mas enquanto nossa civilização existir, a música dos Beatles estará sempre atual, escutada e preservada. E, melhor que tudo, espontaneamente surpeeendendo e inspirando geração após geração.


Band members
• Mike Portnoy - Drums/Vocals
• Neal Morse - Keyboards/Guitars/Fuzz Bass/Vocals
• Paul Gilbert - Lead Guitar/Vocals
• Matt Bissonette - Bass/Vocals
Additional players
• Bert Baldwin - Keyboards/Percussion/Samples

Track listing
Disc 1
1. Intro
2. Magical Mystery Tour
3. Dear Prudence
4. Dig a Pony
5. She Said She Said
6. I Call Your Name
7. You Can't Do That
8. When I Get Home
9. Nowhere Man
10. Rain
11. Free as a Bird
12. Come Together
13. I am the Walrus
14. While My Guitar Gently Weeps

Disc 2
1. Baby's in Black
2. I'll Be Back
3. No Reply
4. The Night Before
5. You're Gonna Lose That Girl
6. Ticket to Ride
7. Everybody's Got Something to Hide Except for Me and My Monkey
8. Oh! Darling
9. Think for Yourself
10. Wait
11. Revolution
12. I Want You (She's So Heavy)
13. You Know My Name (Look Up the Number)
14. Lovely Rita
15. Good Morning Good Morning
16. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise)
17. A Day in the Life


[RS] [142MB @192kbps]

Nenhum comentário: