segunda-feira, 20 de julho de 2009

Lindisfarne - Nicely Out Of Tune


Lindisfarne - Nicely Out Of Tune (1970)

Depois do album Fog On The Tyne, já publicado no SdN, aqui segue o primeiro album da banda, Nicely Out Of Tune (1970).

O primeiro album que conheci deles (durante muitos anos o único lançado no Brasil), foi o 'Dingly Dell', de 1972; ou seja, o disco posterior ao citado Fog On The Tyne. Muito bom o Dingly Dell, tornei-me fã da banda.
E lá vem as histórias...(bons tempos em que nossos discos tinham histórias). Um dia, lá por 1977, fui até uma loja de discos no centro do Rio, onde existia um grande balcão de usados e até mesmo discos novinhos, promocionais, que eram encaminhados para divulgação e que misteriosamente iam parar nessa loja para venda a preços mais baixos.
Entrei e dei de cara com um conhecido que estava trabalhando de vendedor lá, e a figura quando me viu falou:
- Tem uns discos aqui pra você.
- ?
- Trouxe uns discos pra vender, estou precisando de dinheiro, e vc TEM que levar esses discos. Sei que com vc eles estarão bem guardados (se foi técnica de vendedor ou não, desconheço, mas a conversa colou quando vi quais eram os discos).

Esses albums, todos importados, alguns da Inglaterra, eram o Nicely Out Of Tune, o Fog on the Tyne e dois Donovan (Greatest Hits e Barabajagal). Como esse cara arranjava esses discos eu nunca fiz a menor idéia (ele não comprava nas lojas de importados, me disse uma vez). O Fog On The Tyne, por exemplo, era disco promocional (selo branco com a borboleta preta da Elektra, igual ao selo do Nicely Out Of Tune aqui no pacote para download - capa americana). Claro que levei os Lps, após contar e recontar o dinheiro disponível para não ter que voltar à pé para casa - era longe!
Evidentemente que até hoje todos esses discos estão comigo, devidamente bem guardados e conservados.

Sobre o disco: a música 'Lady Eleanor' fez muito sucesso na Inglaterra, mas o album tem várias outras composições excelentes, quase todas de Alan Hull, infelizmente já falecido. Ele também nos deixou alguns discos solo, sendo o primeiro, 'Pipedream', excepcional, um velho conhecido que nunca me canso de ouvir.

Como bonus, compilei as letras do disco, que encontram-se no arquivo zip. Ouvir as composições de Alan Hull sem as letras é entender somente parte da obra dele.

Dependendo do interesse, poderei postar aqui no SdN o Pipedream, o Dingly Dell e outros do Lindisfarne, grande banda de excelentes músicos/multi-instrumentistas.

Band members
Alan Hull: Vocais, guitarras, teclados
Rod Clements: baixo, violino, guitarras, teclados, vocais
Si Cowe: Vocais, guitarras, bandolim, banjo
Ray Jackson: Vocais, gaita, bandolim (*)
Ray Laidlaw: bateria, percussão
(*) esse Ray Jackson foi quem tocou bandolim na versão original de Maggie Mae do Rod Stewart; por quais motivos não sei, mas o Rod, nas notas técnicas do disco, escreveu somente que o bandolim foi tocado pelo "cara do Lindisfarne, esqueci o nome dele"(problemas entre gravadoras? piração? too much alcohol?)

Track listing
1 "Lady Eleanor" (Hull)
2 "Road to Kingdom Come" (Clements)
3 "Winter Song" (Hull)
4 "Turn a Deaf Ear" (Rab Noakes)
5 "Clear White Light" (Pt. 2) (Hull)
6 "We Can Swing Together" (Hull)
7 "Alan in the River With Flowers" (Hull)
8 "Down" (Hull)
9 "The Things I Should Have Said" (Clements)
10 "Jackhammer Blues" (Woody Guthrie)
11 "Scarecrow Song" (Hull)
12 "Knackers Yard Blues" (Hull)
13 "Nothing But the Marvellous Is Beautiful" (Hull)
As faixas 12 e 13 são bonus, não constam do album original.


[RS] [90MB, @224kbps CBR]

Nenhum comentário: