sábado, 30 de janeiro de 2010

DISCOS INJUSTIÇADOS: RAINBOW - LIVE IN GERMANY '76


Rainbow (1994) Live in Germany '76
[Hard Rock]

Line-up:
Ronnie James Dio- Vocals
Ritchie Blackmore- Guitar
Cozy Powell- Drums
Jimmy Bain- Bass
Tony Carey- Keyboards

Track list:
Disc: 1
1. Kill the King
2. Mistreated
3. Sixteenth Century Greensleeves
4. Catch the Rainbow

Disc: 2
1. Man on the Silver Mountain
2. Stargazer
3. Still I'm Sad
4. Do You Close Your Eyes


[MF] [61MB] Disc 1


[MF] [78MB] Disc 2

Quando o punk rock desabou na cena musical em meados dos anos 70, o movimento foi especialmente dirigido a grupos que haviam se tornado auto-indulgentes. Basta olhar para a quantidade de solos de guitarra estendida que surgiram nos últimos dias do Deep Purple e primeiros shows do Rainbow, onde Ritchie Blackmore, certamente fez tudo o que os jovens punks raivosos detestavam. E, enquanto eles tiveram certamente um ponto (todos os longos e envolventes solos não entorpeceram seus cérebros por algum tempo), não há como negar que o Rainbow no início certamente poderia inventar alguma rockin 'tunes, como evidenciado por qualquer dos seus três discos de estúdio com o cantor Ronnie James Dio. Mas por conter apenas um total de oito músicas e garantir um lançamento de álbum duplo, a seleção do "Rainbow concert Live in Germany '76" capta o grupo no seu mais extenso. Se você tivesse que cortar todos os solos, certamente restariam algumas composições aqui taxadas entre os melhores trabalhos de Blackmore desde sempre, como "Man on the Silver Mountain" e "Catch the Rainbow" (embora este último seja muito semelhante - ambos musicalmente e liricamente - a "Little Wing" de Jimi Hendrix ). Desde outro lançamento do Rainbow, "On Stage" de 1977, que contém a maior parte dessas faixas em versões semelhantes, os fãs mais hardcore de Blackmore só irão precisar de uma cópia do Live in Germany '76 em suas coleções.
Resenha escrita por Greg Pato no site "All Music" (tradução livre do inglês)

Quando eu ouvi pela primeira vez este CD, lançado em 1994 pela Spitfire Records, certamente não dei muita importância pois já ouvira anteriormente "On Stage" (versão "bolachão"), infinitamente mais popular, porém, acabei atentando para um simples e importante detalhe: Este show foi realizado primeiro e, portanto era merecedor de mais crédito que o posterior, daí eu considerá-lo um "Disco Injustiçado".
Difícil comparar "On Stage" com este trabalho, justamente por serem bem parecidos, mas é inegável (por este mesmo motivo) a equidade técnica de Blackmore nos dois momentos e a certeza - ao menos de minha parte - que o Rainbow só existiu por culpa e obra dele Blackmore, em que pese a boa técnica dos músicos coadjuvantes e Ronnie James Dio - o único a coagir no estrelato (ou estrelismo) de Blackmore...
Esclareço, antes que me crucifiquem pregado de ponta cabeça, que considero um verdadeiro conjunto quando todos os membros do grupo tem participações semelhantes, interagindo como uma unidade, um todo, seja nas composições, seja nos arranjos, seja nas apresentações, o que não é o caso.
Mas que o Rainbow é um dos melhores e este trabalho reflete isto, tenho a mais pura certeza. Aguardo opiniões...

2 comentários:

Ao pé do ouvido disse...

Não vejo porque crucificá-lo de ponta cabeça quando o que você diz é a mais pura verdade.
Realmente no Rainbow, nós tinhamos, como se diz no futebol, o Ritchie e mais onze.
Sua consideração com James Dio foi perfeita.
Rock'N Roll é assim, sempre tem um ou outro que se destaca e faz com que o todo saia ganhando.

Mestre disse...

Este album tem é mais crú e verdadeiro que o "on Stage" o motivo e bem simples não teve todo aparato de ajuste de studio para um grande lançamento, pois já tinha este show em um pirata e quando virou oficial pouco foi alterado.