sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sexta Básica: 10CC


10CC (1975) The Original Soundtrack
[Art Rock]

Personnel:
Lol Creme - vocals, guitar, keyboards
Kevin Godley - drums, vocals
Graham Gouldman - bass, guitar, vocals
Eric Stewart - vocals, guitar, bass, keyboards

Tracks:
1a. Une nuit à Paris (Part 1);
1b. The Same Night in Paris (Part 2);
1c. Later the Same Night in Paris (Part 3) 8:40
2. I'm Not in Love 6:06
3. Blackmail 4:28
4. Second Sitting for the Last Supper 4:25
5. Brand New Day 4:04
6. Flying Junk 4:14
7. Life Is a Minestrone 4:42
8. Film of My Love 5:07
9. Channel Swimmer [Bonus track] 2:56
10. Good News [Bonus track] 3:49


[RS] [86MB @256kbps]

'The Original Soundtrack', lançado em março de 1975, é o terceiro álbum da banda inglesa de Art Rock, 10CC. O álbum alcaçou p #4 na Inglaterra e #15 nos Estados Unidos, graças ao hit 'I'm Not In Loove".


Esses caras fizeram de quase tudo: compositores de músicas sob encomenda, donos de estúdio, produtores, engenheiros de som, membros de bandas de apoio, etc. Em 1972, Kevin Godley, Lol Creme, Eric Stewart e Graham Gouldman (esse, criador de sucessos como 'Bus Stop' para os Herman's Hermits e 'For Your Love' para os Yardbirds) resolveram parar de trabalhar para os outros e formar o 10cc.

Ao contrário do usual em reuniões de músicos de estúdio que resolvem levar seu próprio som, o 10cc não foi um grupo típico do contexto mencionado, ou seja, longos solos, malabarismos técnicos,etc., tudo para demonstrar capacidade técnica e com resultados normalmente frios e sem expressão. Ao contrário: focaram suas habilidades instrumentais e vocais em arranjos para lá de criativos, e usaram e abusaram de sua longa experiência em estúdios para formatar um som único, original.

A formação artística/musical dos componentes da banda foi fundamental na definição do som. Enquanto Gouldman e Stewart apresentavam um estilo mais voltado para o pop, Godley e Creme tinham um viés mais "arte" e experimental.

OUvir um disco do 10cc era - confesso que para mim ainda é, mesmo depois de tantos anos - sempre uma surpresa. Os arranjos, repetindo, usualmente eram muito complexos e competentes, com várias camadas de instrumentos em overdub (o chamado 'som sobre som'); letras muitas vezes surreais, debochadas (mas sem agressividade) e ácidas, combinando (ou contrastando?) com temas musicais que iam de melodias típicas da década de 50 até coisas bastante experimentais e criativas, mas sem, digamos, "ultrapassar o limite".Tanto é que tiveram muitos sucessos, sendo o maior deles 'I'm Not In Love'.
Em 1976, após o disco 'How Dare You!' resolveram separar-se, ficando Gouldman e Stewart com o nome 10cc, continuando a lançar discos e a excursionar, e Godley e Creme partiram para discos mais experimentais e uma carreira de produtores de videos musicais (muito bem sucedida, por sinal, mas isso já é outra história).

Para quem conhecia somente 'I'm Not In Love', o 10cc tem muito mais para oferecer. Talvez o som dos caras não desça de primeira, mas vale a pena insistir.

"Life is a minestrone
Served up with parmesan cheese
Death is a cold Lasagne
Suspended in deep freeze"
(Life Is A Minestrone, album The Original Soundtrack)

[]s,
Fernando


Nenhum comentário: