terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Jimi Hendrix (1972) Hendrix in the West

Hospedagem e Texto: Fernando (a.k.a. oneplusone)
Montagem: Ser da Noite



Jimi Hendrix (1972) Hendrix in the West
[hard rock]

Line-up:
Jimi Hendrix - Guitar, Vocals
Mitch Mitchell - Drums
Noel Redding - Bass
Billy Cox - Bass

Track list:
1. Johnny B. Goode 4:45
2. Lover Man 3:05
3. Blue Suede Shoes 4:26
4. Voodoo Chile 7:49
5. The Queen 2:40
6. Sergeant Pepper's Lonely Hearts Club Band 1:16
7. Little Wing 3:14
8. Red House 13:06


[SB] [55MB]

O album póstumo Hendrix in The West foi lançado em 1972. Saiu no Brasil pela Polydor (selo aqui representado na época pelo Philips/Phonogram). Todas as faixas foram gravadas ao vivo, conforme abaixo:

1) Johnny B. Goode - Berkeley Community Center, 1970
2) Lover Man, idem acima;
3) Blue Suede Shoes, idem acima, durante ensaio;
4) Voodoo Chile, San Diego Sports Arena, 1969;
5) (lado 02 do disco original) The Queen (arranjo do hino inglês), Ilha de Wight, 1970
6) Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (idem acima),
7) Little Wing, Royal Albert Hall, 1969
8) Red House, idem 4).

É interessante mencionar que embora Little Wing seja mencionada na contra-capa como tendo sido gravada na San Diego Sports Arena, no Bootleg 'Experience' gravado no Royal Albert Hall - saiu no Brasil como dois discos separados (quem lembra?) - a música aparece com o título de Little Ivey e é a MESMÍSSIMA versão do Hendrix in The West. Optei aqui por colocar o local da gravação como sendo o Royal Albert Hall, mas há controvérsias...

Nas faixas 1, 2, 3, 5 e 6 tocam Billy Cox e Mitch Mitchell, nas faixas 4, 7 e 8 Noel Redding e Mitch.

Eu me recordo da crítica da Rolling Stone quando o disco saiu. Dizia mais ou menos assim: que as gravações de Little Wing e Red House teriam sido as principais razões para o lançamento do album, e que pareciam ter sido tocadas à noite... Nunca me esqueci dessas palavras, e de fato essas versões são excepcionais, não em detrimento das outras faixas, claro, excelentes todas elas.

Esse disco em particular me marcou e ainda marca muito, pois foi o primeiro album do Hendrix que consegui comprar, isso em 1972. Naquela época, não se achava discos dele em lojas, nem em sebos, exceto (nos balcões de saldos da época) discos com títulos como 'Rare Hendrix', 'Hendrix With Lonnie Youngblood' e 'Jimi Hendrix Live', lançados por pequenas e obscuras gravadoras do Brasil e que eram de sessões de Hendrix com Curtis Knight, Lonnie Youngblood, etc, alguns gravados quando Jimi estava na banda de apoio desses artistas (pré-Experience), outros eram jam sessions já na época da fama e, de modo algum, representativos do som do Experience. São discos que anos depois, passei a ouvir com mais atenção e alguns deles são até legais, mas na época, foram uma decepção.

Hendrix in The West, ao que eu saiba, foi lançado em CD há anos, na Alemanha. Possível que exista uma versão japonesa, pois lá tem de tudo (sortudos, os japoneses). De qualquer forma, é um disco raro.

Por uma dessas circunstâncias (pura sorte!), meu vinil, que circulou um bocado com os amigos, está inteiro até hoje e tem uma prensagem muito boa, um som excepcional. Ele está, junto com outros artefatos de minha coleção, num bunker localizado em local altamente secreto, a 4 metros abaixo do solo, climatizado e vigiado 24 horas/dia por uma equipe de eunucos treinados pelo Mossad.

Essa versão do Hendrix in The West não é um rip de meu album, e sim versão disponibilizada na Web.

Depois das - sem querer ser piegas - comoventes homenagens ao Mitch prestadas aqui no Seres da Noite e outros blogs (Woody, Gravetos...), este post é meu hats off para esse estupendo baterista.

Um abraço, Fernando.

4 comentários:

pirata disse...

Grande som. Eu tive esse LP mas sem a capa. Comprei num sebo a preço de banana. Abraços.

Big clash disse...

Este registro é muito legal. A versão de Little Wing que você se refere saiu aqui no Brasil pelo selo Imagem(?)...se não me falha a memória em 2 volumes...hehehe..adorava estes títulos Volume 1 e volume 2...essas coisas dos 70' que eram maravilhosas.
Bem...deixa eu baixar este aí e aproveitar o tempo chuvoso aqui nas montanhas de Minas.
Abraço a todos.

Fred Benning disse...

É isso ai grande ser, tenho essa reliquia em vinil,tambem guardado a sete chaves.
Abraço

Fernando_oneplusone disse...

Big Clash, sobre o disco 'Experience' é a versão da gravadora Imagem mesmo. Em dois volumes, um capa dupla e outro de capa simples. Naquela época era relativamente fácil achá-los em bancas de saldos.
Bons tempos em que achar um disco raro num sebo ou num balcão de saldos era uma festa. Rock naquela época não tinha a divulgação de hoje e as lojas não vendiam muito, além das prensagens serem em número reduzido, e assim a caça aos discos era um esporte que recompensava bastante :)
Abraços pessoal.