sábado, 17 de novembro de 2007

Roy Wood . Mustard

Hospedagem e Texto: Fernado (oneplusone) Torres
Montagem: Ser da Noite



Roy Wood (1975) Mustard
[rock]

Line-up:
Roy Wood - all instruments, vocals, producer, covers
Guests:
Annie Haslam ´vocals
Phil Everly – guitar, vocals

Track list:
1. Mustard 1:28
2. Any Old Time Will Do 4:13
3. The Rain Came Down on Everything 6:35
4. You Sure Got It Now 5:34
5. Why Does Such a Pretty Girl Sing Those Sad Songs 4:34
6. The Song 6:40
7. Look Thru' the Eyes of a Fool 2:55
8. Interlude 1:28
9. Get on Down Home 7:35

Download [SB] [37MB] by Fernando (oneplusone) Torres

"Esse disco tem o mesmo conceito do 'Boulders' - a banda de um homem só (embora Annie Haslam e Phil Everly apareçam em alguns poucos backing vocals), mas tem várias diferenças em termos comparativos. Uma delas é a questão dos vocais, bem mais sofisticados. Para quem gosta de técnicas de estúdio (meu caso), é simplesmente supreendente o que ele faz com as vozes em faixas como 'Mustard' e ' You Sure Got It Now', ambas com as Andrew 'Wood' Sisters, sendo que na segunda temos também a participação de 'Robert 'Wood' Plant :) . Já em 'Why Does A Pretty Girl Sing Those Sad Songs' e 'Interlude' temos os Beach 'Wood' Boys e aposto que mesmo fãs daquela banda poderiam ser facilmente enganados (no bom sentido, claro). Evidente que a intenção de Roy é a homenagem. Ele e Brian Wilson conhecem-se e respeitam-se, Roy inclusive já tocou em um disco dos Beach Boys(*).

Outro ponto são as composições. Mantendo o padrão do "surpreenda o ouvinte a cada minuto" temos em 'Mustard' desde boggie woogie, hard rock e música pop anos 50, até música clássica(**). Os instrumentais e arranjos são também bastante complexos, e a cada audição percebe-se uma nuance que passou antes desapercebida.

O que talvez pareça um paradoxo para alguns, é que mesmo sendo o disco de uma banda de um homem só, essencialmente sem interação com outros músicos, a audição de 'Mustard' passa uma dose de emoção muito grande. É uma viagem muito particular do Roy: um imenso conjunto de influências musicais + enorme talento, criatividade e habilidade. O resultado são obras, dentre muitas outras, como "Boulders" e "Mustard". E lembrando: 'Mustard' foi lançado em 1975: estúdios digitais, computadorizados, não existiam (nem se sonhava isso) na época.

Observações:
(*) - Roy tocou sax no album "15 Big Ones" dos Beach Boys. Nessa época, esteve na casa de Brian Wilson e foi recebida pelas filhas de Brian, ainda crianças e que mais tarde formariam o grupo vocal Wilson Phillips. As meninas cantaram 'Forever', composição de Roy, em sua homenagem.

(**) - Sempre lembrando que a criação da Electric Light Orchestra foi uma bolação de Roy e Jeff Lynne, desde o início do The Move que Roy demonstrou sua paixão por música clássica, com citações em várias músicas de peças de Tschaikovsky, Bach, Paul Dukas, Schubert, etc." Fernando (oneplusone) Torres

10 comentários:

Anonymous disse...

Não posso perder este d jeito nenhum.
Valeu pessoal!!!!!

Catchup

Marcello a.k.a. Maddy Lee disse...

Morcegão e Fernando,
baixando imediatamente! Valeu!
Abraços,
Marcello

Ser da Noite disse...

Valeu Marcello.
Espero que vc tenha feito uma boa viagem e que tudo tenha corrido bem com seu retorno.
[ ]s

Fernando_oneplusone disse...

Grande Ser, Maddy e pessoal, espero sinceramente que curtam esse disco. Vale para divulgar o trabalho do Roy aqui no Brasil, histórica e solenemente ignorado pelas nossas gravadoras. A lista de albums a ele vinculados lançados no Brasil vai abaixo:
Com o The Move:
-Shazam
-California Man (coletânea) (selo A&M/Odeon)

Com o Wizzard:
-Brew (selo Harvest/Odeon)

Com a ELO:
-o primeiro, também conhecido como "No Answer", e só na versão quadrafônica e incompatível com stereo, tremenda frustração na época (selo Harvest/Odeon)
-The Light Shines On (coletânea)(selo Harvest/Odeon). Ou seja, exatos 04 discos.

Outra coisa: o Mustard está fora de catálogo atualmente, e pode ser encontrado por exemplo na Amazon, a "módicos" preços que variam de U$33.50 a 75.00. Sem incluir frete e impostos, claro. Grande abraço, Fernando

Fernando_oneplusone disse...

São tantos os fatos sobre o Roy que esqueci de mencionar mais um: ele e Trevor Burton (guitarrista e depois baixista do The Move) contribuíram com backing vocals em You've Got Me Floating do Hendrix (no Axis: Bold As Love). Abraços, Fernando.

Ser da Noite disse...

Pelo visto, Fernando (a enciclopédia do rock), o Roy Wood frequenta várias praias musicais. O homem está em todas. Não poderia ser diferente pela qualidade e técnica de seu som.
[ ]s

Fernando_oneplusone disse...

Grande Ser, gentileza sua. mas de fato, o The Move era uma banda respeitadíssima nos anos dourados da Swinging London, e o homem sem dúvida andava em excelentes companhias.
Falando no The Move, já consegui localizar meus cds da banda no meio da bagunça generalizada que está minha coleção, e fico ao dispor para mandar o que for necessário. Vc tem algum disco deles? só para saber o que precisarei mandar. Grande abraço, Fernando

Ser da Noite disse...

Fala Fernando,
Tenho aqui dois álbuns do The Move: 'Shazam' e uma edição especial do 'Message From the Country'. Se vc puder disponibilizar os outros álbuns (acho q são mais dois) nós podemos postar a discografia deles no Collective.
Aliás, hoje postei lá a discografia da carreira solo do Roy Wood.
[ ]s

Fernando_oneplusone disse...

Tenho aqui além desses mencionados o Primeiro com faixas bônus, o Looking On, o Live BBC, uma coletânea (Great Move) além de uma caixa com todos os discos + Bônus. Dá para fazer um post caprichado no Collective Collection :) Vou estar bem enrolado nesta semana, mas mando o que der o quanto antes.
Grande abraço!

Ser da Noite disse...

Sem pressa, amigo. Na medida do possível vamos fazendo os uploads e, quando for possível, montamos o post.
[ ]s