quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Bo Diddley . The London Bo Diddley Sessions


Bo Diddley (1973) The London Bo Diddley Sessions
[blues]

Line-up:
London Sessions:
Bo Diddley - guitar, vocals
Cookie Vee- vocals
Roy Wood - bass
Eddie Hardin - organ
Ray Fenwick - guitar
Keith Smart - drums
Charlie Grimar - congas
Nigel Grainge - percussion

Chicago Sessions:
Bo Diddley - guitar, vocals
Cookie Vee- vocals
Richard Evans - bass
Clifford Davis - baritone sax
Willie Henderson - baritone sax
Steve Galloway - trombone
Gene Barge - tenor sax
Frank Gordon - trumpet
Murray Watson - trumpet
Arthur Hoyle - trumpet
Phillip Upchurch - guitar
Gerald Sims - guitar
Tennyson Stephens - piano
Derf Rekland Raheem - congas
Robert Crowder - drums, percussion

Track list:
1. Don't Want No Lyin' Woman 3:58
2. Bo Diddley 2:54
3. Goin' Down 2:54
4. Make a Hit record 4:59
5. Bo-Jam 3:31
6. Husband-In-Law 3:32
7. Do the Robot 5:40
8. Sneakers on a Rooster 2:41
9. Get out of My Life 5:09

Download [RS] [40MB] Links by Gerald

Bo Diddley (nascido em 30 de dezembro de 1928), é um influente cantor, compositor e guitarrista de blues norte-americano. Batizado de Elas Bates, ele mais tarde mudaria seu nome para Ellas McDaniel devido à sua mãe adotiva, Gussie McDaniel. Entretanto ele usa o nome artístico Bo Diddley, provavelmente um jargão dos negros do sul dos Estados Unidos que significa "nada por enquanto". Outra fonte diz que este era seu apelido quando de sua carreira como boxeador.

Ele é mais conhecido pela "batida Bo Diddley", uma batida meio rumba feita usando-se a clave. Esta batida seria usada por vários outros artistas, incluindo Johnny Otis e sua "Willie and the Hand Jive" e Buddy Holly em "Not Fade Away", assim como canções mais obscuras como "Callin' All Cows" dos Blues Rockers.

O ritmo é tão importante na música de Bo Didley que a harmonia é frequentemente reduzida a uma inclusão mínima. Suas canções (por exemplo, "Hey Bo Diddley" e "Who Do You Love?") na maioria não apresentam mudanças de acorde; isto é, elas não foram compostas com claves musicais, e o músico tem de cantar e tocar no mesmo acorde durante todo o tempo. (Wikipedia)

6 comentários:

Gerald disse...

Ser da Noite, que legal ver este post. Tomara que a galera goste deste disco. Eu sou suspeito de falar, adoro o som do Bo. O cara tem um swing muito legal. Valeu.

Ser da Noite disse...

É claro que vão gostar. Quem está ligado em blues não pode deixar de ter este álbum do Bo Diddley. Um clássico.
Obrigado, mais uma vez, pelo link.
[ ]s

Fernando_oneplusone disse...

Não tenho o meu vinil à mão, mas se a memória não falha nesse disco também tocam dois caras de nomes Roy Wood (no baixo) e Charlie Grima (bateria/percussão). Roy Wood é o mesmo que foi do The Move, depois um dos co-fundadores da ELO, e que fundou após uma banda chamada Wizzard - na qual o Charlie tocou. Roy é um dos artistas mais criativos e melhores músicos que já ouvi. Toca literalmente de tudo: guitarras, bateria, sopros, cello e vai por aí. Um dos seus discos-solo chama-se Boulders, no qual ele toca todos os instrumentos, faz todos os vocais e inclusive desenha a capa.

Ser da Noite disse...

Que memória vc tem, Fernando!
Eu só havia colocado o pessoal que gravou em Chicago. O Roy Wood participou das sessões de Londres. Obrigado pela informação. Estou retificando o post.
[ ]s

Fernando_oneplusone disse...

Grande Ser, infelizmente minha memória já anda aqui e ali dando sinais de pifar. Por exemplo: lendo sua relação de músicos da sessão londrina, esqueci do cidadão Keith Smart que também tocou no citado album do Wizzard, de nome 'Brew'. Mas isso é o de menos :) Em compensação, ainda não estou - felizmente - pensando que o Rory era um dos irmãos Gallagher do Oasis, nem que o Noel era irmão do Otis Redding, muito menos que o Emerson Fittipaldi era o tecladista do EL&P. Grande abraço!

Ser da Noite disse...

Menos mal Fernando, pois conto com vc para retificar minhas resenhas.
[ ]s