Wizzard (1973) Brew[glam rock]
Line-Up:Roy Wood – vocal, electric and acoustic guitars, sitar, cello, bassoon, baritone saxophone, string bass, B-flat bass tuba, trombone, recorders, percussion
Rick Price – bass guitar, vocals, percussion
Bill Hunt – piano, harpsichord, French horn, trumpet, flugel horn, tenor horn, bugle, euphonium, E flat tuba, little glass, trumpet, backing vocals
Hugh 'H' McDowell – cello and ARP synthesiser.
Nick Pentelow – tenor saxophone, clarinet & flute; bass backing vocals
Mike Burney – alto, tenor baritone & synthesized saxes, clarinet & flute
Keith Smart – drums
Charlie Grima – drums, congas, percussion
The Cowbag Choir
Track list:1. You Can Dance the Rock 'n' Roll 4:38
2. Meet Me at the Jailhouse 13:33
3. Jolly Cup of Tea 2:12
4. Buffalo Station - Get on Down to Memphis 7:37
5. Gotta Crush (About You) 3:44
6. Wear a Fast Gun 9:12
Download [SB] [55MB]
O disco Brew, primeiro album da banda Wizzard, foi lançado na Inglaterra em 1973. Foi também o primeiro trabalho de Roy Wood após sair da Electric Light orchestra (Boulders não conta, pois embora lançado também em 1973, na realidade foi gravado em vários estágios desde 1969).
'Brew' poderia ser entendido como uma alternativa caótica e experimental ao album ELO II - do qual aliás, Roy participou, não-creditado, tocando baixo em algumas faixas.
Não é uma audição fácil. A mixagem é "suja", como que emulando antigos discos de 78 rpm. Das músicas, temos desde rocks mais tradicionais até músicas para bandas (entenda-se marching bands), mas SEMPRE, aqui e ali ao longo das canções, surgem do nada citações pontuais, por exemplo, a Elvis Presley, grupos de Dixieland alucinados, além de cacofonias, e pontos fora da curva em geral - mas tudo muito controlado, com arranjos escritos e com certeza, ensaiados à exaustão. Não se trata de um bando de malucos tocando à esmo, improvisando à la Ornette Coleman em um estúdio.
Os arranjos de cordas e de metais (esses em parceira com Bill Hunt) são de Roy Wood, que também assina a produção. A capa não foi desenhada por ele, e sim por um cidadão de nome Roger Alexander. Os engenheiros de som foram Peter Ollif e o conhecídissimo Alan Parsons. Lançamento do selo Harvest.
A audição de 'Brew' pode exigir para alguns a posterior ingestão de sais de frutas. Quando ouvi o disco em 1973, foi assim.