segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Pink Floyd . Atom Heart Mother


Pink Floyd (1970) Atom Heart Mother [progressive rock]

Roger Waters - bass, guitar, vocals
David Gilmour - guitar, vocals
Richard Wright - keyboards, vocals
Nick Mason - drums

1. Atom Heart Mother 23:44
2. If 4:30
3. Summer '68 5:29
4. Fat Old Sun 5:22
5. Alan's Psychedelic Breakfast 13:00

Download [Rapidshare]

O Pink Floyd é uma banda de rock inglesa famosa pelas suas composições de rock clássico harmônico, pelo seu estilo bombástico e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados. É considerada por alguns um dos expoentes máximos do rock, estando classificada em sétimo lugar nas vendas de álbuns no mundo inteiro. O seu álbum de 1973, The Dark Side of the Moon, manteve-se no Top 100 de vendas durante mais de uma década e continua a ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

A banda foi formada em 1964, a partir da evolução de bandas anteriores cujos nomes incluem Sigma 6, T-Set, Megadeaths, The Screaming Abdabs, The Architectural Abdabs e The Abdabs. Na sua formação inicial foi chamada, por sugestão de Syd Barret, The Pink Floyd Sound, em homenagem aos músicos de blues Pink Anderson e Floyd Council e, mais tarde, quando do lançamento do seu primeiro álbum, apenas como The Pink Floyd. O artigo The foi esquecido alguns álbuns depois, fixando o nome da banda definitivamente como Pink Floyd.
Na formação inicial pertenciam os integrantes Bob Klose (guitarra solo), Syd Barrett (voz e guitarra ritmo), Richard Wright (teclas e voz), Roger Waters (baixo e voz) e Nick Mason (bateria). Tocavam versões de êxitos do rhythm'n'blues tal como Louie, Louie. À medida que Barrett começou a compor músicas mais influenciadas pela surf music americana, pelo rock psicodélico e pela literatura inglesa, marcadas pela extravagância e humor, Bob Klose, orientado para um jazz mais sério, saiu, deixando a banda limitada a quatro elementos que, junto com os seus empresários, Peter Jenner e Andrew King formaram uma sociedade a seis chamada Blackhill Enterprises.

Em 1968, o guitarrista e vocalista David Gilmour juntou-se à banda para substituir Syd Barrett, cuja saúde mental se deteriorava diariamente devido a um exagerado consumo de drogas (LSD). Mesmo assim, mantinha-se como a principal figura e compositor da banda. Com o comportamento de Barrett tornando-se cada vez menos previsível, os espetáculos da banda tendiam a desmoronar-se, até que os restantes elementos deixaram simplesmente de o levar para os concertos.

Com a partida oficializada de Barrett, Peter Jenner e Andrew King, que apostavam na sua genialidade, decidiram ficar com ele, pondo fim à sociedade Blackhill Enterprises. Apesar de ter sido Barrett a escrever a maior parte do primeiro álbum, The piper at the Gates of Dawn (1967), a sua contribuição para o segundo, A Saucerful of Secrets (em 1968, já com a participação de Gilmour), foi de apenas uma música (Jugband Blues, a última do álbum).

O Pink Floyd é reconhecido pelos seus prodigiosos espectáculos ao vivo, que combinam as mais modernas experiências visuais com a sua música para criar um espetáculo onde os próprios artistas são quase secundários. O Pink Floyd, nos seus primeiros tempos, foi uma das primeiras bandas a usar jogos de luzes próprios nos seus espetáculos, projetavam slides e filmes e formas psicodélicas numa grande tela circular. Mais tarde foram adicionados aos espectáculos efeitos especiais, incluindo lasers, pirotecnia e balões gigantes.

Atom Heart Mother foi gravado nos Abbey Road Studios, Londres. O álbum chegou a Nº 1 de vendas no Reino Unido e a Nº 55 nos EUA, onde chegou a disco de ouro em Março de 1994. Foi editado em CD com nova mixagem em 1994 no Reino Unido e em 1995 nos EUA.

A capa do disco é uma das mais enigmáticas da história da música. O bovino mais famoso do rock mundial aparece tanto no vinil, quanto no CD. A rês Lullubelle III, uma cruza das raças holandesa e normanda (ao contrário de suas colegas da contracapa, puramente holandesas), foi fotografada em uma propriedade rural do interior da Inglaterra. A gravadora pagou ao dono da propriedade cerca de mil libras pelos “direitos de imagem” do animal. A propriedade virou ponto turístico, e Lullubelle, uma celebridade do showbusiness mundial.

As duas faixas mais longas são uma progressão de anteriores peças instrumentais dos Pink Floyd tais como "A saucerful of secrets"; a primeira é dividida em seis partes e é tocada com uma orquestra completa e a segunda é um instrumental em três partes com efeitos sonoros e diálogos entre cada parte.

2 comentários:

Roderick verden disse...

Obra prima! A música que mais gosto é "Summer 68", do subestimado tecladista Richard Wright. Parabéns pela resenha!

Ser da Noite disse...

Foi o primeiro Pink Floyd q comprei, depois de assistir um programa do Big Boy, na televisão.
[ ]s