sábado, 24 de janeiro de 2009

Enquanto isso, no Zimbábue...O..O



É o que eu chamaria de "mi$éria pouca é bobagem"...Folks, a crise econômica no Zimbábue (perto da aldeia do Maddy Lee...) já é considerada como superinflação! Semana passada, começou a circular notas de 10, 20 e 50 bilhões, mas já não são suficientes. Uma estimativa diz que a inflação será de 231,000,000% em julho, mas alguns especialistas já dizem que será muito maior. Além da nota de 100 trilhões que eles pretendem lançar, o “Reserve Bank of Zimbabwe” também irá lançar notas de 10, 20 e 50 trilhões.
Assim, solicito ao proprietário do Blog SDN que suspenda todos os pagamentos feitos em Kuanzas. Queremos receber em dólar Zimbabuano (que em "xona" quer dizer "Casa de Pedra"), Djá !

20 comentários:

Miguelito, el Gran Chihuahua disse...

Com uma excelente notícia como essa já sei de um amigo que terá uma conexão bem mais estável a partir de agora. Também com uma fortuna dessas...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abração, Miguelito.

Miguelito, el Gran Chihuahua disse...

A aquisição do dvd já pode ser até à vista...O..O

Hahahahahahahaha!

Ser da Noite disse...

Ou seja, a inflação no mês de julho será de 7.451.612% ao dia ou 310.483% por hora ou 5.174% ao minuto ou 86% ao segundo.
Alguma mercadoria que custar 50.000.000.000 de dollars em um dia, no dia seguinte custará ... não dá para fazer esta conta nem no Excel! ...
Impressionante!
[ ]s

Miguelito, el Gran Chihuahua disse...

É por essas e outras que eu nunca me dei bem com a Matemática...E agora, para meu karma, sou colaborador de um blog que pertence a um...matemático!
Eu bem que sabia que daria merda quando errei o alvo ao jogar uma pedra numa determinada crucificação, entenderam??? O..O
Um abraço não-matemático,Miguelito.

Miguelito, el Gran Chihuahua disse...

A situação do Zimbábue me lembrou a da Alemanha, guardada as devidas proporções evidentemente, do período entreguerras. Os salários eram pagos diariamente, o marco alemão sofreu uma hiperdesvalorização, muitos alemães transportavam dinheiro em carrinhos de mão(!) e até o usavam como combustível para acenter lareiras...O..O
E sem dizer que uma bisnaga custava 1 bilhão de marcos!!!Por essas e outras é que o Nazismo conseguiu se estabelecer por lá...
Abração, folks !

Miguelito, el Gran Chihuahua.

Ser da Noite disse...

Aqui no Brasil passamos por um período de hiperinflação. A moeda mudou varias vezes por conta do corte de zeros. E olha que a maior inflação mensal foi de 34% a.m., não fazendo nem cócegas na do Zimbábue.
Para se ter uma idéia, cheguei a ganhar 6,5 milhões de cruzeiros nesta época (1985), o que não era muito.
A moeda de um centavo de cruzeiro era mais valorizada pelo seu peso em metal do que pelo valor de face. Chegou a ser usada como base para botões de roupas.
[ ]s

Celso Loos disse...

Não sei se foi a maior, mas no inicio do (des)governo do Collor houve um IPC de 84,32%, que demanda até hoje toda uma batalha judicial para correção de aplicações.

As diferenças são tantas que não ousaria comparar a situação do Zimbabue, o genocídio do Sudão e tantas outras desgraças do continente africano, que é jogado a própria sorte por toda a Europa e pela América de Obama e seu secretariado anglo-saxônico, com a Alemanha, a Itália e o Japão pós guerras.

O pior que para reconstruir aquele país não passa essencialmente pela educação. Em Zimbabue, segundo a UNICEF, apenas 10% da população são de analfabetos (o melhor indice de todo o continente). Na Alemanha 6% são considerados analfabetos funcionais e os considerados não alfabetizados são virtualmente zero desde o século 19.

Acho que o Brasil poderia contribuir substancialmente, tendo em vista sua experiência com inflação e planos econômicos. Bastaria colocar no mesmo barco o Pedro Malan, Persio Arida, Chico Lopes, FHC, Guido Mantega, Palocci e mais umas duas dezenas para aquela terra.

Com todo seu 'economiquês econômico', Miguelito poderia também seguir. Ensinaria como comprar parcelado e conheceria aonde fica o O2 do mundo.

Tapinhas na barriguinha rotunda

:-)

Ser da Noite disse...

Errata:
Lá no texto eu coloquei 34%a.m. de inflação mas, na verdade foi de 84% a.m., como retificou o Celso.
[ ]s

Blindman disse...

Isso só pode ser piada!!!!!
Mas me lembro bem do Collor e dos 84% da inflação a.m., acho que foi no mes que o Itamar assumiu.
Eu era bolsista de mestrado e tinha uma filha de 6 meses, que comia comigo em bandejão universitário. Ô dó!!!
amplexos aos economistas de plantão.

Fernando_oneplusone disse...

Aproveitando esse interregno econômico-político aqui no blog, eu de fato achei a idéia do Celso muito boa. Peguemos esses 'gênios', pais do Plano Cruzado e similares e despachemo-os para o Zimbabwe. O Miguel iria junto com um arsenal de chicotes para, a cada besteira que fizessem, descer o couro no lombo do responsável pelas asneiras que surgirão. E quando a bomba estourasse de vez, deixasse o povo dar um jeito nos 'gênios'.
Com relação à inflação alemã nos anos 20, tem uma história que correu em minha família todos esses anos. Usava-se o papel moeda também como papel de parede (calefação), já que nem pensar em comprar madeira, carvão, etc. durante o inverno. Isso claro que não será necessário no Zimbabwe, mas dá para fazer leques com as notas. Assim pelo menos espanta o calor um pouco.
E...Ser, sem dúvia, ecoo a campanha "pagamento em Zimbabuwian dollars". Vamos assim colocar o dinheiro para circular, comprando mais e diminuindo o desemprego em nossa país irmão (hhhmmm...já andei ouvindo esse papo furado em algum lugar...)
Abraços, Fernando

Ser da Noite disse...

Tenho outra história sobre esta inflação na Alemanha pós-guerra:
A base da comida alemã era a batata. Nesta época, toda vez que a batata aumentava de preço seu consumo (demanda) aumentava. O que é uma contradição de um princípio básico da Economia: se o preço aumenta a demanda diminui e vice-versa (lei da oferta/demanda).
A explicação é que a população substituia outros alimentos, carne, por exemplo, pela batata.
Não sei se é verdade, pois ouvi isto em uma aula do curso de Economia e nunca chequei nos livros.
[ ]s

Blindman disse...

Senhor "Ser", faz muito sentido a estória das batatas. Minha patroa é alemã e nunca na minha vã vida vi alguém gostar tanto de batatas. Eu, como legítimo descendente de tupinambás, gosto de carne.
Acredito mais nessa hipótese, das batatas, um tubérculo que para mim, só é rico em carboidratos que aumenta as reservas de triacilglicerídeos na área, acima da região de procriação e diversão.
abraços
blindman

Ser da Noite disse...

É fato, Blindman, é fato.
[ ]s

Miguelito, el Gran Chihuahua disse...

Eu passo !

Na boa, com toda essa cultura econômica - afinal, o cara reside lá no Distrito Federal... - o Celso é que acompanhará toda essa comitiva e virá à frente da mesma para que eles tenham uma visão do O2 dele e do fim do mundo...kkkkkkkkkkkk
Sobre a quantidade de chicotes, também poderia ser substituída por umas armas de choque ou gás de pimenta, uma vez que todos os citados sabem que pimenta no dos outros é refresco...
No mais, a África é vítima do processo de descolonização que sofreu no pós-guerra,uma vez que sua divisão política - é o continente que mais têm países - atendeu aos interesses estrangeiros e não aos africanos. Visto que, muitas etnias rivais acabaram no mesmo espaço territorial e não é incomum massacres ocorrerem em razão disso.
Como as riquezas que o continente possui estão canalizadas para o exterior, quanto maior a desordem no continente, melhor para os que lucram com isso.
É legal saber que temos também a capacidade de falar sério sobre determinados assuntos, mesmo que o objetivo fosse "rir de nervoso" do absurdo dessa situação do Zimbábue.
O próximo post será sobre as Guerras Púnicas e...Calma, calma, calminha...Bricadeira, brincadeirinha....XD
Um grande abraço para todos e Celso lá a conexão vai ser mais instável e o dvd será divido em fantastilhões de vezes com muito - ponha muito nisso ! - juros, ok?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ser da Noite disse...

Atendendo ao pedido do Miguelito, os pagamentos serão realizados em dollars zimbabuenses, través de depósito em conta numerada, no Banco Nacional de Zinbábue. Só há um problema, o saque deve ser na 'boca do caixa', pelo próprio.
Mas antes leiam esta noticía:

28/01/2009 09:35:34

Epidemia de cólera no Zimbábue matou mais de 3 mil, diz OMS

GENEBRA (Reuters), 28 de janeiro - A epidemia de cólera de Zimbábue matou mais de 3 mil pessoas e infectou mais de 57 mil zimbabuanos, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira.

Os dados divulgados pela OMS mostram que, desde terça-feira, houve 57 mortes e 1.579 novos casos da doença.

Esta é a maior e mais mortal epidemia a acontecer na África em 14 anos.

Por Laura Macinnis

Celso Loos disse...

E daí?
Aqui temos dengue hemorrágica, febre amarela, leshimaniose, tuberculose e SUS.
Já tô comprando a passagem, em 3 vezes sem juros, como ensinou Miguelito, El Ecunomista.

Miguelito, el Gran Chihuahua disse...

Celso,
Você confiaria numa instituição bancária como foi digitada pelo Ser dessa maneira:

"(...)no Banco Nacional de Zinbábue"?

Puta merda ! Antes de "p" e de "b" vem o M...Conclusão: esse banco é FAKE, cumpadi ! Chamem os adevogados da Mother and Fucker !!! O..O
E outra coisa...Quando você disse
"Aqui temos dengue hemorrágica, febre amarela, leshimaniose, tuberculose e SUS."
Ficou incompleto, cumpadi ! Você esqueceu de citar o...EDSON !!! PQP! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Na boa, com tanta CAGADA ECONÔMICA no Zimbábue - aprendeu, Ser? - porque a população não pode CAGAR além da conta? Pode ser até em 03 vezes s/juros...
Um abração, Miguelito.

Celso Loos disse...

Miguelito, além de Ecunomista, agora também gramaticU.

"porque", junto, é para respostas. Para indagar, use "Por que".

Aprendi isso na gramática da professora Luciana Gimenez. Pago também em 3 parcelinhas.

ueba!

:-) :-)

Miguelito, el Gran Chihuahua disse...

"porque", junto, é para respostas. Para indagar, use "Por que".

Muito obrigado pela dica, Celso ! Agora que já sou mais çábiu, POR QUE você não VAI TOMAR NA PEIDA...em três vezes s/juros?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Um abração, Miguelito, el Gran Chihuahua Ecunomista Y Gramaticu com mui antipatia pelo CU...ca Est e todo pimpão (mas eu sou alvinegro!).

XD

Celso Loos disse...

Tá explicado o xororô. Ou seria Chororô?

Vou consultar gramática da Dona Luciana. A mais çábia das groupies.

:-)