quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Morreu Mitch Mitchell...




"O baterista britânico Mitch Mitchell, o último sobrevivente da lendária banda dos anos 60 'The Jimi Hendrix Experience', foi encontrado morto na quarta-feira em um quarto de hotel no Oregon, Estados Unidos.
O músico tinha 62 anos.

O corpo de Mitchell, cujo estilo inovador de tocar bateria o tornou peça crucial no grupo liderado por Hendrix, foi encontrado no quarto do hotel em que estava hospedado, confirmou um legista à imprensa.

A causa da morte não foi divulgada pelas autoridades, mas um comunicado oficial publicado em um site em memória a Jimi Hendrix afirma que Mitchell faleceu por causas naturais.

"Estamos todos devastados ao saber que Mitch morreu", destaca no comunicado Janie Hendrix, diretora executiva do 'Experience Hendrix'.

"Foi um homem maravilhoso, um músico brilhante e um verdadeiro amigo. Seu papel na formação do som da 'Jimi Hendrix Experience' não pode ser subestimado", acrescenta.

Mitchell acabara de encerrar uma turnê por 18 cidades dos Estados Unidos com a 'Experience Hendrix', uma série de apresentações em tributo àquele que é considerado por muitos o melhor guitarrista de todos os tempos.

Jimi Hendrix faleceu em Londres em 1970, aos 27 anos, o que encerrou uma curta mas intensa carreira de um gênio do rock, que redefiniu o som da guitarra em álbuns como "Are you experienced" e "Electric Ladyland".

O terceiro membro do grupo, o baixista inglês Noel Redding, morreu em 2003, aos 57 anos."

Fonte: Último Segundo (ig).

Pôxa, folks ! Uma morte lamentável, mas a jam que eles farão será simplesmente infernal ! R.I.P. :(

10 comentários:

Edvaldo disse...

Falar o que? Só nos resta abrir a boca e chorar... buaa buaaa...

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

E a vida segue seu curso, naturalmente...
Se eu conseguisse deixar um legado como o que Mitch Mitchell deixou, meus amigos, eu morreira feliz.
Um salva de palmas e vários minutos de muito som em tributo a esse genial baterista!
Agora o trio está completo novamente...

Um abraço.
ML

Fernando_oneplusone disse...

Se alguém me pedisse para enumerar meus 5 bateristas favoritos, Mitch estaria entre eles.
Outra notícia ruim em 2008. Depois do Rick Wright, mais essa.
Um record também negativo: é a primeira banda de renome que acaba totalmente, no caso, a primeira versão do Experience.
Fica a música, é o que no final prevalece, sempre.
[]s tristes.

Stormwatch disse...

"Agora o trio está completo novamente..."(2)

Completo e criando uma tempestade no céu com suas paredes sonoras!

Edson d'Aquino disse...

Com certeza, um dos melhores bateristas de todos os tempos. Só ele conseguia seguir -não perseguir- Hendrix em uma apresentação por ser um músico com uma capacidade de improvisação rara. Basta perceber em qq vídeo de Hendrix que, ao contrário do que dita o manual dos bateristas, Mitchell posicionava-se de modo a não perder Jimi de vista pois comunicavam-se visualmente o tempo inteiro.
Uma enorme perda mas com um legado para poucos. R.I.P.

Big clash disse...

Pois é pessoal,
Mitchell, era um excelente baterista, muito carismático e todos nós, amantes do rock 'n' roll devemos erguer um brinde, acender uma vela(em todos os sentidos) e ouvirmos os clássicos da Experience nesta sexta feira.
[]s.

Big clash disse...

Miguelito,
recebi seu e-mail e estou nesta empreitada, aguardo as cordenadas.
Beliscões nas anquinhas.

Fernando_oneplusone disse...

O Edson fez comentários muito pertinentes, sobre a relação musical entre Hendrix e Mitch. Esse tipo de comunicação entre eles era um dos fatores que fazia do som do Experience, em particular com a configuração Hendrix/Mitch/Billy Cox, a maravilhosa e única usina de som que era, e ainda é. Aliás, essa era (É) a minha formação favorita. Billy Cox, ao contrário do Noel (que era guitarrista transformado na marra em baixista) era a mais que competente âncora para Hendrix e Mitch voarem alto e interagirem.
Eu acho que isso fica fácil de perceber, via comparação, quando se escuta gravações da Band of Gypsis, com Buddy Miles na bateria. Hendrix não "voava", a coisa ficava - e isso é típico nas gravações ao vivo da banda - quadrada, sobravam espaços vazios nas músicas, tudo ficava burocratizado. Não havia mais as provocações musicais, o desafio, a interação positiva. Acho mesmo(repito, acho!)que isso deve ter contribuído decisivamente para a volta do Mitch à banda. E também na minha opinião, nem havia como comparar tecnicamente Buddy (que aliás tb já morreu) e Mitch. Me recorda a situação que ficou o The Who quando morreu o Keith Moon e entrou o Kenny Jones: ficava aquele buraco enorme nas interpretações, desvirtuou completamente o som do Who.
Era isso, peço desculpas por algumas opiniões talvez radicais aqui.
[]s, Fernando Torres

Fred Benning disse...

É galera se Deus existe chamou o cara,o som la estava estava em repouso,não voando,Mitch Mitchell agora esta sentado ao lado de Hendrix, a festa continua.

Edson d'Aquino disse...

Perfeito, Fernando!
É exatamente isso. Um guitarrista como Hendrix, que desafiou todas as técnicas anteriores do instrumento, não deveria jamais tocar com músicos tarimbados de estúdio, geralmente muito presos a idéias pré-concebidas. Pelo conjunto da obra, ainda prefiro a formação tradicional da Experience com Redding mas inegavelmente Cox era mais fera no instrumento e também interagia muito bem com Mitchell.
[]ões