quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Bacamarte - Depois do Fim


Bacamarte (1983) Depois do Fim
[Progressive Rock, Brazilian Rock]

Line-up:
Jane Duboc - voz
Mario Neto - violão e guitarra
Delto Simas - contrabaixo e violoncelo
Marco Verissimo - bateria
Mr. Paul - percussão
Marcus Moura - flauta e acordeão
Sergio Villarim - teclado
William Murray - contrabaixo
Mario Leme - bateria

Track list:
01- UFO
02- Smog Alado
03- Miragem
04- Pássaro da Paz
05- Caño
06- Último Entardecer
07- Controvérsia
08- Depois do Fim
09- Mirante das Estrelas


[SB] [42MB]

"O Bacamarte foi uma banda de rock progressivo brasileira formada em 1974. A banda é conhecida por ter lançado a carreira solo de Jane Duboc. Seu álbum Depois do Fim é considerado como um dos melhores do rock progressivo. O site Progarchives lista o álbum "Depois do Fim" do Bacamarte como um dos melhores álbuns do género juntamente com as mais expressivas criações das principais bandas do gênero, como Pink Floyd, Jethro Tull, Yes, Genesis.
A banda foi formada por colegas de colégio, tendo sido idealizada pelo multi-instrumentista Mario Neto, a banda sofreu várias mudanças na formação. Apresentaram-se no programa Rock Concert, da TV Globo. Gravaram um fita demo, que não conseguiu aprovação das gravadoras. Em 1982 o grupo conseguiu destaque, com o surgimento da rádio Fluminense FM e sua política de divulgar bandas novas, lançando no ano seguinte o álbum Depois do Fim, que é considerado um dos melhores álbuns do rock progressivo brasileiro. O sucesso, que tornou o grupo consagrado na Europa e Japão, não impediu o fim da banda em 1984. Na década de 1990 o guitarrista Mário Neto lançou o álbum As Sete Cidades com o codinome Bacamarte." (Wikipedia)
Acho que eu não preciso dizer mais nada...

20 comentários:

Edson d'Aquino disse...

Clássicão do prog. Nessa época estava em plena atividade como músico e conheci essa galera toda, do tímido Mário Neto (éramos os únicos e felizes proprietários, ao menos que conhecêssemos, de Gibson Les Paul DeLuxe Gold Top no Rio) ao sempre sorridente Mr. Paul (fizemos muitos trabalhos juntos em outras bandas), segundo soube falecido há alguns poucos anos. Era uma banda que corria contra a maré e não teve o sucesso comercial que merecia. Mas, em contrapartida, entrou para a história.
[]ões

Ser da Noite disse...

Tive este álbum em vinyl. Há algum tempo o Dagda, se não me engano (ou terá sido o Maddy?) fez um post com ele e eu pude curtir novamente este som ducaraio.
Valeu José Renato.
[ ]s

Pat disse...

Awesome post from a brillant band Thak you

Big clash disse...

Essa é uma banda lendária...tive a oportunidade de ouvir o vinil, muito bom.
Valeu José Renato.
[]s.

Morcego disse...

Depois do fim vem o começo, porque nada na vida se acaba, tudo se transforma e o som do Bacamarte jamais será esquecido pelo alto valor de suas canções.
Kiss-me

Morcego

José Renato disse...

Fui apresentado a esse pessoal na segunda-feira, volta às aulas de inglês, professor novo, Junior, que invocou com a minha camiseta da capa do Ritchie Blackmore´s Raimbow (aquele do castelo parecendo uma guitarra (ou será o contrário?))que eu havia pintado e me contou que gostava muito de Rock progressivo. Terminada a aula eu lhe contei sobre os Blogs, sobre meus conhecimentos (poucos) de Rock, e, novamente, lá pelas tantas (chovia à beça e eu não podia sair fiquei batendo papo) ele me perguntou se eu não conhecia um Conjunto chamado Bacamarte, nacional, que ele tinha baixado num Site Russo ?!?!?!?!?!?!?!??!?! Eu não me surpreendi pois tinha conhecido a Banda do Velho Jack no Blog del Archi, mas fiquei curioso. Então como é de costume, fui fuçar na Net e descobri que este pessoal foi muito famoso no exterior (como a maioria das coisas boas que por aqui brotam) e que o som deles é muuuuito bom. Esta é a história deste Post, nua e crua...

Fernando_oneplusone disse...

Eu sou um dos felizardos que tem esse LP.
Me recordo que em 83 fui ver um show deles no Rio no Clube Monte Sinai (será isso mesmo?) na Tijuca-RJ.
Nesse show outra menina cantava, não era mais a Jane Duboc, Mr. Paul não estava também e nem o baixista Murray.
Mas o show foi do cacete, me impressionei muito e em particular com o Marcus Moura na flauta. Mas todos tiveram excelente performance.
E, José Renato, essa infelizmente é a história do rock no Brasil. Quantas e quantas boas bandas existiram por aqui, desde o tempo da Jovem Guarda e que por terem se formado numa época em que "rock" era palavrão para a midia (entenda-se gravadoras) são muito mais conhecidas lá fora, com discos vendido a peso de ouro e disputados a tapas.
E quando conseguiam por um milagre gravar um disco (LP era para pouquíssimos!) ainda tinham que lidar com o som horrível dos estúdios, mixagem inadequada, engenheiros de som/produtores que estavam mais acostumados a gravar MPB/samba/cantores, tempo reduzido de estúdio e por aí vai. Dava pena de ver instrumentos muitas vezes bons soando como lixo, bons instrumentistas se perdendo nessa confusão.
Isso, claro, até que um dia, a indústria fonográfica nacional descobriu que rock podia ser mainstream. Passaram a tratar da imagem dos "artistas" e etc. e temos isso que assistimos atualmente.
Parabéns ao Bacamarte por esse excelente trabalho que merece toda a divulgação por aqui, ainda atual o som depois de ops...(lá vamos nós de novo, Ser...) 25 anos! Eu que sempre tive uma quedinha pelo chamado Progressivo, detecto influências (não é pouca coisa, e também é um elogio) dos italianos da PFM aqui.
[]s,
Fernando Torres

Edson d'Aquino disse...

É, Zé, a saída pro Brasil continua sendo o aeroporto. Tenho esse disco em vinil com selo de qualidade da Fluminense (a saudosa Maldita) e é uma pena que não tenham remasterizado esse disco para o lançamento em cd, que também tenho original. Em vinil o som é bem superior, embora a gravação não seja realmente das melhores. Mario Neto ainda lançou, com a chancela do Bacamarte mas na realidade um trabalho solo, mais um disco e voltou à reclusão.
[]ões

Cristiano.Moreira disse...

Muito beom o som desses caras! Como fã de prograssivo, tambem, não conhecia!
Valeu!
Cristiano Valério
Long Live Rock In Roll!

Edson d'Aquino disse...

Fernando,
Provavelmente, a vocalista que vc viu nesse show do Bacamarte foi a Cecília Spyer. Excelente, também, e de formação lírica. Na realidade, esse 'Depois do Fim' saiu uns 3 anos depois de gravado e muita gente já havia debandado, Jane Duboc já era sucesso, Mr. Paul foi fazer parte da bateria do Salgueiro e trabalhava como segurança, se não me engano, etc.
[]ões

José Renato disse...

Edson:
Eu fico realmente impressionado como tem muita gente boa no Brasil que não tem espaço na mídia e tem que se virar para (ás vezes) mostrar seu trabalho por aqui, sendo que lá fora são reconhecidos e idolatrados. Até quando irão valorizar o medíocre e o descartável em prol da qualidade?!?!?!?! Eu não consigo me conformar...

Fernando_oneplusone disse...

Fala Edson, eu de fato não recordava do nome dela. Mas lembro que era excelente cantora. Magrinha e meio baixinha, excelente voz. Valeu pela dica.

Uma observação, quem tem o disco original em mãos que me corrija se for o caso: a música listada como "Año" não se chamaria "Caño"? é de autoria do Marcus Moura.
[]s

Edson d'Aquino disse...

Corretíssimo, Fernando. O nome correto é 'Caño' e foi um dos prefixos da 'Maldita'(FluminenseFM para os não iniciados, hehehe). É um belo e complexo tema mas tem um grave defeito: é muito curta.
[]ões

Ser da Noite disse...

Valeu Fernando e Edson. Estou acertando no post.
[ ]s

José Renato disse...

Desculpem a minha falha...

Fernando_oneplusone disse...

Que é isso, José Renato...:)

Aliás essa música Caño foi tocada no show que vi do Bacamarte. Marcus Moura no acordeon :) e é esse mesmo, Edson, o grande defeito da música: fica sempre a sensação de "quero mais"...
[]s

Anonymous disse...

Tive o prazer de estudar com o Mário na Veiga de Almeida (Engenharia Civil) e quando conheci o som do Bacamarte vi que era coisa de primeiro mundo. Fui a dois shows deles no Circo Voador. O Mário tocava muito aquela guitarra.
Por onde será que anda esse excelente artista?

Ser da Noite disse...

O Mario Veiga de Almeida esta casado, tem duas filhas e é reitor da UVA. É deste Mário que estamos falando?!?! Ele é meu vizinho, há anos, e é uma surpresa saber que ele fez parte do Bacamarte.
[ ]s

Anonymous disse...

O Mário do Bacamarte era estudante de eng civil lá na Veiga. Esse que tem duas filhas é o filho do dono da Veiga e não por acsaso virou reitor da UVA.
[ ]s

Ser da Noite disse...

É fato, anônimo.
Por acaso, encontrei com o Marinho, hoje, em um shopping, e ele me confirmou que o Mário do Bacamarte é um homônimo. Muita coincidência, já que o Marinho é formado em eng. civil pela UVA, tb.
[ ]s