terça-feira, 12 de junho de 2007

Joe Walsh . Barnstorm

Hospedagem do álbum e texto: Fernando (Oneplusone) Torres
Montagem: Ser da Noite



Joe Walsh (1972) Barnstorm
[classic rock]

Line-up:
Joe Walsh - lead guitars, keyboards, piano, synthesizer, vocals.
Kenny Passarelli - bass guitar, guitar, vocals.
Joe Vitale - drums, percussion, keyboards, electric piano, flute, vocals.
Paul Harris - piano, vocals.
Al Perkins - steel guitar.
Chuck Rainey - bass guitar.
Bill Szymczyk - backing vocals

Track list:
1. Here We Go 4:59
2. Midnight Visitor 3:16
3. One and One 1:15
4. Giant Bohemoth 4:19
5. Mother Says 6:27
6. Birdcall Morning 3:43
7. Home 2:53
8. I'll Tell the World 3:56
9. Turn to Stone 5:20
10. Comin' Down 1:53

Download [SB] [56MB]

"O guitarrista (e eventual tecladista) americano Joe Walsh começou a despontar no cenário quando fazia parte da banda James Gang (mais sobre eles ao final destas linhas), com quem gravou vários discos. Em 1971/1972 resolveu afastar-se da banda, em busca de novas sonoridades e o resultado foi esse álbum BARNSTORM (1972) (que também era o nome da banda que o gravou), registrado no Caribou Ranch Studios.

O grupo era composto pelo Walsh (guitarras, teclados e vocais), Kenny Passarelli (baixo, vocais) e Joe Vitale( bateria, teclados, flauta, vocais). O resultado final, em minha opinião, ficou excepcional. Ao menos na versão em vinil, extremamente bem gravado e produzido, mostra um Joe Walsh ainda distante da imagem mais...digamos, 'extrovertida', a qual começou a manifestar-se nos discos 'So What' e "...But Seriously Folks" (em cuja capa Joe aparece numa mesa de refeição no fundo de uma piscina), extroversão essa que o levou inclusive a candidatar-se a presidente dos EUA; nada disso aliás tira o mérito dele, pois os citados discos são bons de fato e merecem ser ouvidos. Porém, em BARNSTORM, o som mais "para dentro", mais introspectivo - e é ROCK, sem dúvida! - nada superficial, talvez para alguns ouvintes possa tomar algum tempo até ser eventualmente apreciado.

Walsh alguns anos após ingressaria nos Eagles, com quem teria grande sucesso comercial, porém manteria carreira-solo paralela.

Notas:

1) Joe Walsh juntou-se aos Eagles em 1976, gravando o album "Hotel California", que contém a conhecidíssima música homônima.

2) Após o disco BARNSTORM, gravou (já sob o próprio nome) o album "The Smoker You Drink, the Player You Get" em 1973, com a mesma banda do disco anterior porém com a adição do tecladista Rock Grace. Nesse disco encontra-se talvez a música mais conhecida de Joe, 'Rocky Mountain Way'.

3) Sobre o James Gang: Em 2002 eles fizeram shows de retorno, com a formação original, seguindo-se uma longa excursão em 2006. Se houver interesse dos amigos, poderei postar a gravação (da mesa de som, 'soundboard') de um dos shows de 2002. Me parece excelente, e os caras estão em ótima forma." By Fernando (Oneplusone) Torres.


Em tempo:

"Aliás, faltou em meu comentáro mencionar que esse album BARNSTORM foi lançado no Brasil em 72 pela gravadora Odeon, que detinha o catálogo da Dunhill, e estranhamente(mas positivamente!) o mesmo saiu em capa dupla original, totalmente colorida e sem aquele manjado sanduíche de plástico padrão das capas da Odeon. Tenho a sorte de possuir uma dessas cópias, que tem um som muito bom (ao contrário dos padrões das prensagens brasileiras da época), e que encontra-se guardada, junto com outras raridades, em local secretíssimo e monitorado 24 horas por dia por uma guarda de eunucos treinados pelo Mossad. :))) " By Fernando (Oneplusone) Torres.

6 comentários:

Reginaldo disse...

Muito legal esse post e o texto foi muito bem escrito, gostei dos cuidados de segurança para o disco do Joe Walsh.......veleu!

Fernando_oneplusone disse...

Grande Ser da Noite,
Segue mais um para a seu critério ser posto no blog. Agora é o disco do Spooky Tooth - The Last Puff. Link abaixo:

http://sharebee.com/4b1a6b71

Achei há tempos um texto muito bom (em inglês) sobre o disco, que segue junto com o arquivo zipado. Não serei redundante. Somente informo resumidamente que esse disco, gravado em 1970, era para ser um disco solo do Mike Harrison (um dos vocalistas originais do Spooky Tooth e também tecladista) e acabou virando mais um disco da banda. Essa história é muito curiosa, pela coincidência que irei relatar. Também em 1970 e após o término da primeira formação do Traffic, Stevie Winwood resolveu gravar um disco solo que teria o título de 'Mad Shadows'. Chamou os ex-companheiros de banda Jim Capaldi e Chris Wood para tocar no disco e o resultado foi o excelente 'John Barleycorn Must Die', creditado ao Traffic, não mais sendo assim um album solo. Mais: fora a coincidência da situação e do ano, tanto o Spooky Tooth quanto o Traffic gravavam na época para o selo inglês Island. No texto aqui anexado menciona-se que o dono da Island, Chris Blackwell, convenceu Mike Harrison a lançar o disco como creditado ao Spooky Tooth. Teria Chris Blackwell também interferido no caso do Traffic?

Um abraço a todos, e mais uma vez grato pelo espaço cedido.

Fernando_oneplusone disse...

Reginaldo, ótimo que vc tenha gostado do texto, espero que ainda mais (muito mais!) aprecie o album do Joe Walsh.
Um abraço.

Ser da Noite disse...

Fernando,
O brigadão pelo link. Vai virar post, com certeza.
[ ]s

Pat disse...

Thank you so much for this classic album:-) Joe is god and not Clapton!!!!!!!!!!!!!!

Ser da Noite disse...

Hi, Pat.
You're welcome. Stay tunned.
[ ]s